Após ataque a ônibus e recomendação do MP, FMF bane Máfia Azul dos estádios por seis meses

mineirão
Máfia Azul está proibida de frequentar estádios pelos próximos seis meses (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

A torcida organizada Máfia Azul está temporariamente banida de frequentar estádios. A medida recomendada pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) foi acatada pela FMF (Federação Mineira de Futebol). A decisão foi tomada após integrantes da torcida do Cruzeiro terem atacado um ônibus com atleticanos no último domingo (28).

O banimento é válido pelos próximos seis meses, conforme divulgado em nota pela federação. A FMF informou ter recebido a resolução do MPMG e decidiu por acatar a recomendação do “banimento temporário da torcida organizada Máfia Azul dos estádios de todo o país”.

A decisão passou a ser contada já a partir dessa segunda-feira (29). A federação está em contato com as forças de segurança visando cumprir “integralmente” as recomendações do órgão. A entidade responsável pelo futebol em Minas Gerais destacou que vai adotar as “providências cabíveis e suficientes” para garantir a aplicação das medidas educativas.

Procurada pelo BHAZ, a FMF informou que reuniões estão sendo agendadas para definir o cumprimento das recomendações do Ministério Público.

Banimento

Além do banimento da Máfia Azul nos estádios, o MPMG pediu que o mesmo aconteça num raio de cinco mil metros nos entornos das arenas.

De acordo com o documento, o “banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical, ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida organizada”. 

O MPMG recomendou ainda que a Máfia Azul não utilize suas sedes nos dias de jogos, sob pena de multa de R$ 50 mil. 

A Máfia Azul foi procurada pela reportagem, mas as ligações não foram atendidas.

Nota da FMF

“A Federação Mineira de Futebol (FMF) informa que recebeu a Resolução do Ministério Público de Minas Gerais recomendando o banimento temporário da torcida organizada do Cruzeiro Esporte Clube, ‘Máfia Azul’, dos estádios de todo o país pelo período de 6 (seis) meses, a contar de 29 de novembro de 2021, registrando, desde já, que acata e ratifica a Recomendação.

A FMF informa, também, que já está em contato com as forças de segurança e que cumprirá integralmente a Recomendação do Ministério Público de Minas Gerais adotando as providências cabíveis e suficientes a garantir da aplicação das medidas educativas contidas no documento”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!