Cruzeiro goleia a Ponte Preta de virada e pode conquistar título nesta rodada

ponte preta cruzeiro futebol
O time mineiro goleou o paulista em Campinas (Staff Images/Cruzeiro)

O Cruzeiro saiu perdendo para a Ponte Preta, mas virou o jogo com propriedade e venceu por 4 a 1 nesta noite de quarta-feira (28), no Moisés Lucarelli, na chuvosa Campinas. Zé Ivaldo, Edu e Rafa Silva (2x) marcaram os gols do time azul e branco, que somou 71 pontos na liderança isolada.

Caso o Grêmio e o Bahia percam seus jogos nesta sexta-feira (30), o Cruzeiro será campeão da Série B de forma antecipada.

Na próxima rodada, o time de Pezzolano recebe o Ituano na quarta-feira que vem (5) Mineirão, em Belo Horizonte.

Pressão da casa

O time da casa começou o jogo pressionando o visitante. Logo no primeiro minuto, Rafael Cabral defendeu uma cabeçada perigosa de Walisson. Aos 2, Léo Naldi chutou forte e a bola foi perto da trave. O Cruzeiro parecia ter mais dificuldades para trocar passes e construir jogadas no gramado molhado de chuva.

Ponte na frente

Na marca dos 17, o time alvinegro abriu o placar após uma falha da equipe celeste. Os cruzeirenses não conseguiram tirar a bola da área e ela sobrou para Felipe Amaral, que chutou forte, direto para o gol.

Por pouco, não saiu o segundo aos 19, quando Fessin chutou cruzado na área e a bola bateu nas redes pelo lado de fora.

Salva, goleiro

A primeira chance real da Raposa aconteceu apenas aos 29, quando Bruno Rodrigues cruzou para a área e a bola desviou de forma perigosa. O goleiro Caíque França se esticou para mandar para escanteio. Ele salvou a Ponte de novo aos 32 após o chutaço de Zé Ivaldo fora da área.

Aos 43, Edu entrou na área e reclamou de pênalti após choque com Fábio Sanches, mas a arbitragem seguiu.

Tudo igual

Até que no finalzinho do 1T, aos 46, ainda deu tempo do Cruzeiro empatar. Filipe Machado cobrou a falta na cabeça de Zé Ivaldo e livre de marcação, ele cabeceou para as redes: 1 a 1 em Campinas. Esse foi o primeiro gol do zagueiro com a camisa celeste.

Na volta para o 2T, a Macaca quase voltou à frente no placar aos 3, quando Guilherme Souza desviou em direção ao gol. Rafael Cabral tirou, a bola ficou viva e Oliveira conseguiu afastar o perigo.

A virada veio aí!

Eis que num momento truncado do jogo, o time celeste virou o placar aos 21 do 2T. Bidu não desistiu da jogada pela direita, tocou para Luvannor e ele mandou para Filipe Machado. O volante cruzou perfeitamente para Edu, que chutou de primeira para as redes e marcou seu 10º gol nesta Série B.

Rafa marca 2x

O Cruzeiro ampliou a vantagem aos 35 com o gol de Rafa Silva, que havia entrado no jogo apenas quatro minutos antes. O atacante recebeu, carregou a bola e se livrou da marcação na área. No chute rasteiro, a bola foi direto para as redes: 3 a 1. O árbitro foi chamado ao VAR e após alguns minutos, confirmou o gol.

Nos minutos finais, aos 43, virou goleada em Campinas. O jovem Kaiki cruzou nos pés de Rafa Silva e ele chutou forte para marcar seu segundo no jogo e o quarto gol da Raposa, que está cada vez mais próxima do título.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!