Em noite de recordes, Cruzeiro supera Vasco por 3 a 0 no Mineirão lotado e garante acesso à Série A

cruzeiro vasco futebol série b
Filipe Machado fez o primeiro gol da Raposa no jogo (Staff Images/Cruzeiro)

O Cruzeiro está de volta à Série A! No clássico contra o Vasco, a equipe mineira foi superior durante todo o jogo e venceu por 3 a 0, com gols de Filipe Machado, Edu e Luvannor.

O clube celeste somou 68 pontos e garantiu o acesso com sete rodadas de antecedência. Assim, estabeleceu um novo recorde na história da Série B por pontos corridos.

O jogo do acesso estrelado aconteceu nesta noite de quarta-feira (21) no Mineirão, com 59.204 torcedores presentes, em Belo Horizonte. Esse foi o recorde de público do estádio no ano.

Na próxima rodada, a Raposa continua a busca pelo título e por mais recordes na Série B. O time visita a Ponte Preta na quarta-feira que vem (28), no Moisés Lucarelli.

Mosaico

Antes da bola rolar, a torcida celeste exibiu um mosaico em homenagem ao clube e a Ronaldo Fenômeno, ex-atleta e hoje gestor do Cruzeiro.

Clássico truncado

Logo no primeiro minuto, o Vasco quase fez um gol olímpico. Nenê cobrou o escanteio de forma fechada e Rafael Cabral espalmou para fora.

Porém o clássico ficou cada vez mais truncado ao longo dos minutos. As duas equipes disputavam as bolas com intensidade. Muitas vezes, isso resultava em erros de passe, cortes e desarmes, e poucos ataques reais.

Cruzeiro na frente

Até que, aos 24 minutos do 1T, o volante Filipe Machado aproveitou a escorregada de Eguinaldo, roubou a bola e mandou um chute de muito longe. A bola desviou na zaga e no goleiro Thiago Rodrigues antes de entrar: 1 a 0 no Mineirão, para euforia da torcida presente no estádio.

Vale lembrar que o jogador celeste já havia tentado do “meio da rua” em diversos jogos do Cruzeiro. Finalmente, a bola encontrou as redes e ele marcou pela primeira vez nesta Série B!

Na traveee

Outra boa chance do Cruzeiro veio aos 39 do 1T na cobrança de falta perigosíssima do atacante Bruno Rodrigues. A bola explodiu na trave, e após a cabeçada de Machado no rebote, o vascaíno Yuri Lara tirou.

Jogada mortal

Na volta para o 2T, o Cruzeiro continou em busca do segundo gol e conseguiu balançar as redes aos 14 após uma jogada rápida. Wesley Gasolina achou um passe na medida para Bruno Rodrigues, que saiu rápido em direção à área. O atacante tocou para Edu e o artilheiro da equipe na Série B não desperdiçou: 2 a 0.

O Vasco tentou a resposta aos 20 com o chute de Andrey, mas a bola subiu bastante. Já aos 37, Danilo Boza cabeceou e foi perto da trave.

Comemora, Nação Azul

Quando o clássico caminhava para o final, o Cruzeiro liquidou o jogo e garantiu o acesso definitivamente. Aos 40 minutos, Marquinhos Cipriano tocou para Luvannor na área. O atacante dominou, chutou, a bola desviou em Danilo Boza e enganou o goleiro: mais um gol da Raposa!

Depois do apito final, foi só festa entre jogadores e torcida no Mineirão, com direito à presença ilustre de Ronaldo Fenômeno no gramado. Comemora, Nação Azul: Após três temporadas de passagem na Série B, o Cruzeiro está de volta para a sua casa, a elite do futebol!

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!