Jogador do West Ham reprova colega que agrediu gato, mas questiona: ‘É pior do que racismo?’

jogador west ham
Após a polêmica, o jogador questionou casos de racismo que não foram reprimidos com a mesma veemência (Reprodução/The Sun + Reprodução/@kurtzouma/Instagram)

O atacante Michail Antonio, do West Ham, comentou hoje (10) sobre a situação do zagueiro Kurt Zouma, seu companheiro de time que sofreu punições do time e de patrocinadores após um vídeo forte de agressão a seu gato. Mesmo sem concordar com a atitude do atleta, Michail trouxe um questionamento sobre a questão racial.

“Você acha que o que ele fez é pior do que racismo?”, perguntou o atacante do West Ham a um jornalista, relembrando casos em que jogadores com atitudes racistas voltaram a jogar futebol e não tiveram suas carreiras ameaçadas.

‘Não estou tolerando’

Segundo Michail, em muitos casos de racismo no futebol, a carreira do agressor acaba não sendo tão manchada por muito tempo. “Eu não estou tolerando o que ele fez. Eu não concordo com nada do que ele fez. Mas há pessoas que foram condenadas por racismo no tribunal e depois voltaram a jogar futebol. Foram punidos, suspensos por oito jogos ou coisas do tipo”, lembrou o atleta.

Michail ainda criticou pedidos de desligamento de Zouma do West Ham. “Mas as pessoas pedem pela demissão e que ele perca seu meio de subsistência. Tenho uma pergunta para todos: o que ele fez é pior do que racismo?”, perguntou o atacante.

Casos de racismo

Mesmo que Michail Antonio não tenha exemplificado os casos de racismo em sua fala, já é possível lembrar de algumas ocasiões. Em 2012, a Corte inglesa absolveu John Terry, ex-zagueiro do Chelsea, após a acusação de Anton Ferdinand. Segundo Anton, Terry usou um termo pejorativo para descrevê-lo e proferiu palavras de cunho sexual extremo.

A punição ao zagueiro foi de multa, mais quatro jogos de suspensão em torneios organizados pela Associação de Futebol.

Já o atacante Luis Suárez, enquanto jogava no Liverpool, foi acusado de racismo pelo lateral Patrice Evra, ex-Manchester United. Após o veredito de culpado dado por uma comissão independente, o uruguaio pagou multa e recebeu suspensão de oito duelos. O caso não foi transferido ao tribunal.

Relembre a polêmica

Nesta semana, o jogador francês Kurt Zouma foi suspenso temporariamente do West Ham depois de ser flagrado agredindo um dos seus gatos em vídeo que circula pelas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o zagueiro chutando o felino como uma bola de futebol e, em seguida, arremessando objetos contra ele (atenção: as imagens do vídeo abaixo são fortes).

O atleta ainda foi multado pelo West Ham em 250 mil libras, o que equivale a cerca de R$ 1,6 milhão. As informações são do The Sun. Ainda ontem (9), a Adidas comunicou o cancelamento do patrocínio que tinha com Kurt Zouma.

Os dois gatos de Kurt Zouma foram resgatados por uma associação inglesa de proteção aos animais. Segundo um porta voz da RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), os animais ficarão sob o cuidado da instituição.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!