Libertadores: Palmeiras elimina Galo nos pênaltis

palmeiras galo libertadores futebol
O Allianz Parque recebeu bom público para o duelo decisivo (Pedro Souza/Atlético)

Em um duelo com emoção até o final, o Galo perdeu por 6 a 5 para o Palmeiras nos pênaltis e deu adeus à Libertadores 2022. No tempo normal, a partida acabou 0 a 0 e o jogo foi quente, com duas expulsões para o alviverde e uma para o alvinegro.

O jogo de volta das quartas de final ocorreu nesta noite de quarta-feira (10) no Allianz Parque, em São Paulo. Agora, o clube mineiro volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro e vai visitar o Coritiba neste domingo (14), no Couto Pereira, às 11h.

Tenso

No começo do jogo, chovia na fria cidade paulista, mas até que a partida estava um pouco mais quente que o clime. A primeira finalização do jogo foi do Palmeiras, aos 6 do 1T. Piquerez recebeu na área e chutou para o gol, mas a bola subiu.

No minuto seguinte, Dudu cruzou perigoso para a área e a bola só não chegou em Scarpa porque Arana cortou na medida. O Galo respondeu aos 13 com o chute de fora de Keno, mas Weverton agarrou em dois tempos. Já aos 21, o atacante cobrou falta perigosa e o goleiro tirou de soco.

Galo com um a mais

Foi então que na marca dos 27 do 1T, o Palmeiras ficou com um jogador a menos. Danilo fez uma falta temerária em Zaracho e o árbitro foi chamado ao VAR. A decisão final foi de cartão vermelho, e o time alvinegro passou a ter mais esperança no jogo.

A torcida e a comissão técnica do Porco reclamaram de pênalti aos 34, quando Everson tentou tirar a bola e deu um “encontrão” em Gustavo Gómez na área.

Galo tenta

Porém, a arbitragem marcou impedimento no lance. No final do 1T, aos 39, Hulk pegou de primeira na área, a bola foi quicada e Weverton espalmou. Na volta para a 2ª etapa, o Atlético tentou se impôr para aproveitar a superioridade numérica. Mesmo assim, o Palmeiras assustou aos 10 no chute de primeira de Zé Rafael após a confusão na área, e a bola passou perto.

Por pouco, o Galo não abriu o placar aos 15 com a cabeçada “de peixinho” de Jair, mas tirou tinta da trave. O jogador estava em posição de impedimento. Aos 18 e aos 21, Zaracho e Allan tentaram bons chutes de fora e Weverton espalmou ambos.

Depois, o jogo ficou cada vez mais tenso e repleto de faltas e cartões: ambas as equipes tinham dificuldades para progredir e o tempo passava, com a decisão caminhando para os pênaltis.

Expulsões e ‘teste pra cardíaco’

A situação do Palmeiras ficou ainda mais tensa aos 36 do 2T, quando Scarpa foi expulso direto pelo árbitro após entrada forte em Allan: eram 11 jogadores do Galo contra 9 do Porco.

Nos acréscimos, aos 46, Hulk recebeu cara a cara com Weverton, procurou o cantinho, mas a bola saiu. No minuto seguinte, o Galo acertou a trave com o cruzamento do mesmo atacante. Já na marca dos 50, Vargas acabou expulso após discutir com o árbitro. Logo depois, fim de papo: 0 a 0 e decisão nos pênaltis.

Galo fora

Na tensa decisão por pênaltis, as duas equipes acertaram as cinco primeiras cobranças, em um desempenho impressionante. Nas alternadas, Rubens errou a sexta cobrança, e no pênalti seguinte, Murilo não desperdiçou e colocou o Palmeiras na semifinal da Libertadores 2022. Pelo segundo ano seguido, o Galo é eliminado do torneio continental pelo time paulista.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!