‘Macaco’: Remo denuncia racismo de torcedor do Cruzeiro contra jogador em partida no Horto

jefferson-victor-racismo
Jefferson Victor, atacante do Remo, foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Cruzeiro (Reprodução@ClubeDoRemo/Twitter)

O Clube do Remo denunciou um caso de racismo vindo de um torcedor do Cruzeiro contra o atacante Jefferson Victor Machado. O time paraense compartilhou um vídeo em que é possível ouvir um torcedor do Cruzeiro gritando para o jogador “vai tomar no seu c*, macaco!”. A situação aconteceu na partida dessa quinta-feira (28), na Arena Independência.

O jogo de ontem (28) entre Cruzeiro e Remo contou apenas com a torcida celeste no estádio. Ao compartilhar o vídeo em que mostra um torcedor não identificado chamando Jefferson de “macaco”, o Clube do Remo pediu providências à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

No registro, Jefferson Victor Machado apareceu ajoelhado no chão, aparentemente agradecendo pelo resultado da partida, que ficou em 3×1 para o Remo com um gol feito por ele. Alguns jogadores do mesmo time também se aproximaram e abraçaram o atacante.

‘Até quando isso?’

Ainda no vídeo, é possível ouvir que a torcida do Cruzeiro estava bem agitada, provavelmente infeliz com o resultado do jogo. “Até quando isso? O que ainda vai precisar acontecer para tomarem alguma atitude?”, questionou o Clube do Remo na postagem. Procurada pelo BHAZ, a Polícia Civil informou que nenhuma ocorrência do caso foi registrada.

Jogador do Remo diz que racismo não é problema

Enquanto o Remo denunciava o racismo sofrido por Jefferson Victor Machado, o volante do time, Paulinho Curuá, fez uma publicação em seu Instagram contrária à situação, segundo o ge. A postagem dizia que os verdadeiros problemas do Brasil são desemprego e crise econômica, mas que as pessoas discutem sobre racismo e “ideologia de gênero”.

“Tragam um Oscar para quem escreveu isso!”, acrescentou o jogador à postagem. Na manhã desta sexta-feira (29), a publicação já não estava mais disponível no perfil de Paulinho.

Cruzeiro pede desculpas

Procurada pelo BHAZ, a CBF ainda não se posicionou sobre o assunto. Já o Cruzeiro, em comunicado nas redes sociais, pediu desculpas pela situação e pediu aos torcedores que “risquem o racismo”. O clube mineiro disse: “Ganhar ou perder faz parte de uma partida de futebol. O racismo jamais fará”.

“Ano passado pedimos ao torcedor que #RisqueORacismo e hoje, infelizmente, pedimos novamente. O que aconteceu com o atleta Jefferson do @ClubeDoRemo foi, é, e sempre será, inaceitável”, afirmou o time celeste.

Por fim, o Cruzeiro disse que tomará medidas para identificar o agressor. “Pedimos sinceras desculpas aos dois por acontecer em nossas dependências. Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos lutando para que isso jamais se repita no futebol ou em qualquer outro lugar”.

Remo aprecia apoio do Cruzeiro

O Remo aplaudiu o posicionamento do Cruzeiro: “Boa, Cruzeiro! É necessário jamais se calar, para que episódios como esse nunca mais aconteçam. Vamos juntos, contra qualquer tipo de preconceito!”.

Arena Independência faz varredura em câmeras

A Arena Independência também se pronunciou nas redes sociais sobre o caso de racismo, se solidarizando com Jefferson Victor Machado. O espaço informou que está realizando uma varredura nas câmeras de segurança do local para identificar o agressor.

“Estamos tomando todas as medidas possíveis para tentarmos identificar o agressor por meio da varredura de todas as câmeras que tenham captado imagens, e inclusive, buscando informações junto aos vigilantes que estavam próximos do local”, escreveram.

Espaço disponibilizará imagem do agressor

A equipe do local também se comprometeu a disponibilizar a imagem do agressor para os órgãos de segurança pública e ao Cruzeiro “para que se tomem as medidas legais necessárias”. A Arena Independência finalizou prometendo reforçar no espaço a campanha “Diga Não ao Racismo”.

“Na oportunidade de reafirmarmos nosso completo repúdio a este tipo de atitude, reforçaremos nos meios de comunicação, alto-falantes e no placar a nossa campanha permanente com a #diganaoaoracismo”.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!