Arena MRV garante cumprimento de regras após MP recomendar adiamento do Lendas do Galo

arena mrv
Órgão recomendou adiamento da primeira partida devido a descumprimento de normas da Transcon (Arena MRV/Divulgação)

O Ministério Público de Minas Gerais recomendou, nessa sexta-feira (14), uma série de medidas de prevenção para o “Lendas do Galo”, que acontece na Arena MRV neste domingo (16). Após o órgão recomendar o adiamento do evento, os responsáveis informaram que se mobilizam para cumprir todas as determinações (veja mais abaixo).

A prefeitura de Contagem encaminhou, ontem, uma representação ao MP informando que a Arena MRV descumpria medidas para “garantir a segurança de condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo metroviário em Contagem, especificamente em relação à Estação Eldorado”.

A Transcon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem) e os órgãos de controle de trânsito da cidade contataram os responsáveis pela Arena e pelo Lendas do Galo, ao menos três vezes, mas a organização não adotou as medidas preventivas.

Descumprimento de medidas

A recomendação do MP, assinada nessa sexta (14), foi feita por meio da 12ª Promotoria de Justiça da Comarca de Belo Horizonte e da 10ª e 24ª Promotorias de Justiça da Comarca de Contagem. Assinaram o documento os promotores Luciana Ribeiro da Fonseca, Janaína de Andrade Dauro e Fábio Reis de Nazareth.

De acordo com o órgão, a prefeitura e a autarquia comprovaram que notificaram a Arena, o Atlético e os engenheiros sobre o descumprimento parcial do licenciamento do estádio, principalmente em relação às medidas de mobilidade. Alguns dos principais tópicos do documento incluem a implantação de passeios e passagens elevadas para a travessia de pedrestes e passarelas.

O Ministério Público recomendou que, caso não fosse possível cumprir as medidas integralmente, o evento deveria ser adiado para outra data. Em nota ao BHAZ, a Arena MRV garantiu que está cumprindo todas as determinações relacionadas ao trânsito no entorno do estádio, conforme o Documento Operacional de Trânsito (leia abaixo na íntegra).

Nota da Arena MRV na íntegra

“O Ministério Público recomendou adiamento caso não fossem cumpridas determinações relacionadas ao trânsito, mas todas elas estão sendo cumpridas, conforme Documento Operacional de Trânsito.”

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!