PM dá rasteira e golpe de cassetete em torcedor que invadiu o campo para agredir gandula ‘folgado’

@chicomaiablog/Twitter/Reprodução + Cubo Filmes/PAFC/Divulgação

A final da segunda divisão do Campeonato Mineiro, disputada entre Pouso Alegre e Betim, foi marcada por uma confusão. No domingo (28), no Estádio Manduzão, na cidade do Sul de Minas, a vitória dos donos da casa por 1 a 0 foi ofuscada pelo vídeo que registrava um torcedor do Betim, que invadiu o campo para agredir um gandula, sendo reprimido violentamente pela Polícia Militar.

De acordo com o registro da PM, o torcedor invadiu o campo depois que o gandula do jogo direcionou gestos obscenos à torcida do Betim. Ele correu em direção ao gandula e começou a dar socos em sua cabeça. Os policiais reprimiram a ação usando gás lacrimogênio.

Quando os dois já tinham se desvencilhado, policiais deram uma rasteira e um golpe de cassetete no torcedor do Betim, o que gerou críticas pela truculência. Questionado pelo BHAZ, o 20º Batalhão de PM, responsável pelo policiamento de Pouso Alegre, se limitou a dizer que os “militares utilizaram de técnicas de aproximação e controle de contato”.

“Empregando instrumentos de menor potencial ofensivo para fazer cessar as agressões”, complementou, por nota. No próprio registro da ocorrência, a equipe admitiu que o torcedor não ofereceu resistência à prisão.

O torcedor foi preso e levado à delegacia local. “Após as partes envolvidas assinarem o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), foi liberado para comparecer perante o juízo competente para processamento do caso”, esclareceu a PM.

Nas redes sociais, o vídeo se popularizou por todo o país e dividiu opiniões. “Não precisava disso, lamentável, vergonhoso, triste, tem que haver punição a esses despreparados”, comentou um torcedor do Ceará, repudiando a ação.

Já um usuário atleticano se posicionou de forma diferente: “Se o vídeo mostrasse pelo menos os 30 segundos anteriores, duvido que tanta gente tivesse descendo o malho na polícia”

Jogando em casa, o Pouso Alegre só precisava de um empate para conquistar o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A vitória apenas reforçou o caneco para o clube do Sul de Minas. Por terem chegado à final, os dois times já tinham garantido o acesso ao Módulo II do Estadual em 2020 – o equivalente à segunda divisão do Mineiro.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!