Rapper atleticano Djonga pede desculpas após compartilhar termo racista contra a torcida do Flamengo

djonga atlético flamengo
A retratação de Djonga também dividiu opiniões nas redes sociais (Reprodução/Instagram/@djongador)

O rapper belo-horizontino Djonga se pronunciou e pediu desculpas nesta segunda-feira (21), após a repercussão negativa de uma postagem sobre a final da Supercopa contra o Flamengo – posteriormente vencida pelo Galo. Na imagem divulgada pelo cantor (veja mais abaixo), constava o termo “mulambos”.

A palavra é uma referência pejorativa ao time carioca e possui significado racista desde a época da escravidão no Brasil. “Eu não tinha visto o ‘mulambos’ e não sabia que o termo tinha essa conotação racista”, se explicou Djonga. Nas redes sociais, o caso dividiu opiniões dos usuários.

‘Galo x Mulambos’

Antes da final da Supercopa entre Atlético e Flamengo, Djonga postou em seu story no Instagram um convite de uma torcida organizada para os atleticanos assistirem à partida em um determinado local de Belo Horizonte. Na imagem, o nome do jogo é “Galo x Mulambos”, um termo pejorativo se referindo ao rival Flamengo.

Rapidamente, o vídeo de Djonga foi compartilhado e criticado por diversas pessoas nas redes sociais. Os usuários enxergaram uma suposta incoerência na atitude do rapper, que representa a luta contra o racismo em diversas músicas autorais.

Termo racista

Na época da escravidão no Brasil, a palavra era utilizada pelos senhores de engenho para designar os escravos angolanos que haviam sido transportados para o país. Com o tempo, o termo também passou a se referir a uma pessoa suja, com roupas rasgadas e velhas.

No futebol brasileiro, diversas torcidas ainda se referem aos flamenguistas como “mulambos”, termo difundido nas rivalidades esportivas há décadas – e por sua vez, carregado de preconceito de classe contra pessoas marginalizadas.

Djonga pede desculpas

Na tarde de hoje (21), o rapper mineiro postou um vídeo de retratação em seus stories no Instagram, afirmando que não conhecia o significado pejorativo e preconceituoso do termo. “Eu não tinha visto o ‘mulambos’ e não sabia que o termo tinha essa conotação racista. E olha que eu sou professor de História. Estou precisando estudar mais, isso é fato”, disse.

“Esse cara fez esse vídeo e eu estou aqui para simplesmente pedir desculpa”, afirmou Djonga, se referindo à postagem feita pelo blogueiro John Bin, que explicou o teor problemático do termo. Logo antes de se retratar, o rapper compartilhou o vídeo do influenciador.

“Eu não preciso explicar quem sou eu e o que eu acho de racismo, o que eu prego e pelo quê eu luto. Isso não vai apagar quem eu sou, minha caminhada e minha história. Continua sendo ‘fogo nos racistas’. Quem acha que eu fiz por mal, continua achando. Quem não acha, já é. Beijo e aqui é Galo”, finalizou Djonga.

Após a repercussão negativa da postagem, Djonga pediu desculpas (Reprodução/@djongador/Instagram)

Repercussão

Nas redes sociais, o caso dividiu as opiniões de internautas. Enquanto uns reconheceram as desculpas de Djonga, outros não se sentiram muito convencidos com a retratação do cantor. “Eu tô tentando te defender, mas você não está ajudando”, escreveu uma usuária.

“Mais importante é exigir a identificação e a punição do racista que estava com a equipe mineira”, ressaltou um torcedor. Ele referiu ao gesto de um homem apontado como racista pela torcida do Flamengo, após o fim da Supercopa (leia mais sobre o caso aqui). Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!