Sem sapatilhas tamanho 47, atleta compete descalço e vence corrida do sub-20

Atleta corre descalço
Além dos calçados, Maurício Souza também não tem shorts térmicos (Reprodução/TV Atletismo Brasil/Youtube)

Contra todos os obstáculos, o jovem atleta mato-grossense Maurício Souza se classificou para a final dos 400 metros do Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-20, que será disputada neste sábado (8). O rapaz de 16 venceu a bateria ontem (7) mesmo correndo descalço, já que calça 47 e tem dificuldade para encontrar sapatilhas.

A conquista do atleta repercutiu ao ser publicada nas redes sociais, nessa sexta-feira. “Tô aqui assistindo Brasileiro de Atletismo sub-20 e um garoto correu 400m DESCALÇO!! O garoto calça 47 e não tem acesso a uma sapatilha e detalhe conseguiu resultado para ir para a final”, publicou uma usuária do Twitter.

Tweet
Publicação no Twitter fez atleta viralizar (Reprodução/Twitter)

Não demorou para que os internautas descobrissem que, além de correr descalço, Maurício Souza também não tem shorts térmicos apropriados para o atletismo e compete usando bermudas convencionais.

Apelidado de “Bolt matogrossense”, em referência ao campeão olímpico Usain Bolt, o atleta de 16 anos faz parte do projeto de atletismo da Associação de Pais e Amigos Desporto de Araputanga (APADA) e está recebendo ajuda após a repercussão de sua história.

Sapatilhas 47

Ao UOL, a mãe do velocista, Mariely Santiago, explica que a família é da zona rural do Mato Grosso e se mudou para Araputanga no ano passado, quando o rapaz começou a se interessar pelo atletismo. No entanto, um dos maiores obstáculos para Maurício no esporte são as sapatilhas apropriadas para correr.

“Ele correu sem sapatilha porque não encontrei a numeração dele, que é 47. Aqui na nossa cidade também é difícil encontrar o vestuário adequado. No ano passado consegui comprar duas sapatilhas pela internet, quando ele ainda calçava 45. Mas de lá para cá ficou difícil”, conta a mãe.

Além do calçado, os shorts térmicos também são um empecilho, tanto por causa da disponibilidade da vestimenta para o rapaz, que mede 1,86 m, quanto por causa do preço. Apesar de tudo, Maurício segue se esforçando no esporte.

“Eu e minha família estamos muito orgulhosos dele, Por ter vindo de família humilde, trabalhadora, passei os mesmos valores para ele. Tenho muito orgulho de ver meu terceiro de quatro filhos ser o primeiro a sair do estado de Mato Grosso”, afirma Mariely Santiago.

Com a repercussão da conquista de Maurício Souza, ele vem recebendo mensagens de pessoas interessadas em doar equipamentos e contribuir com a carreira dele no esporte. No Instagram, o jovem agradeceu todo o apoio que vem recebendo.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!