Estádios: Torcedor com vacinação completa não precisará mais fazer teste; PBH amplia público

mineirão
Teste segue sendo obrigatório apenas para quem não concluiu o esquema vacinal (Amanda Dias/BHAZ)

Os torcedores que já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 não precisam mais apresentar testes negativos para entrar nos estádios. A medida foi tomada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) e publicada no DOM (Diário Oficial do Município) desta sexta-feira (15). A capacidade de público também foi ampliada.

A partir de agora, quem já tomou as duas ou a dose única do imunizante contra o coronavírus, basta apresentar o cartão de vacinação para poder acompanhar os jogos na capital mineira.

O exame segue sendo obrigatório para quem ainda não está com o esquema vacinal concluído. Ele precisa ser feito com até 72 horas antes do jogo. As exigências da portaria também são obrigatórias para funcionários dos estádios e profissionais da imprensa.

Capacidade

Outra flexibilização vinda na portaria da SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) é com relação à capacidade máxima dos estádios que passou de 30% para 40%.

As novidades publicadas no DOM de hoje já tinham sido adiantadas pelo vereador Léo Burguês (PSL). Pelas redes sociais, o líder de governo do prefeito Alexandre Kalil (PSD) na Câmara anunciou a decisão.

“Estou saindo agora de uma reunião com o prefeito Alexandre Kalil na qual ficou definida a desobrigação dos teste de Covid nos eventos e jogos de futebol para quem já tomou as duas doses ou a dose única”, publicou no Twitter.

A portaria da SMSA pode ser lida clicando aqui.

Covid-19

Belo Horizonte tem 286.057 casos confirmados do novo coronavírus e 6.864 mortes. O número de pacientes recuperados chegou a 277.657 e os em acompanhamento a 1.536. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial de ontem.

Todos os indicadores de monitoramento da pandemia estão no nível verde na capital mineira. Veja como cada um deles está:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,89
  • Ocupação de leitos de UIT Covid-19 – 43,6%
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 38,2%

A vacinação contra a Covid segue sendo realizada e a cidade já está com 82,2% de pessoas imunizadas com a primeira ou única dose. O esquema vacinal está completo para 56,1% dos vacinados. Confira os indicadores da vacinação:

  • Primeira dose – 2.077.809
  • Segunda dose – 1.399.427
  • Dose única – 59.641
  • Dose de reforço ou adicional – 73.729

O boletim pode ser lido aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!