Torcida do Atlético de Madrid simula enforcamento com boneco de Vini Jr. antes de clássico

Boneco de Vini Jr. pendurado
Vini Jr. é vítima de constantes ataques racistas por parte da torcida rival (Reprodução/Redes sociais)

Mais uma vez, um jogador brasileiro é alvo de ataque de ódio por parte na Europa. Um boneco que vestia a camisa de Vini Jr foi pendurado e “enforcado” em uma ponte na capital espanhola, antes do clássico entre Atlético e Real Madrid.

Os clubes rivais se enfrentam nesta quinta-feira (26) pelas quartas de final da Copa do Rei. Acima do boneco, também estenderam uma faixa com os dizeres “Madrid odeia o Real”, lema da torcida.

Boneco
Vini Jr. é vítima de constantes ataques racistas (Reprodução/Redes sociais)

Clubes se manifestam

Por meio de nota, o Atlético de Madrid repudiou o ataque. “A rivalidade entre os dois clubes é grande, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, não importa sua intenção ou sua cor, pode manchar a convivência entre diferentes torcedores. É responsabilidade de todos evitar isso”, diz o comunicado.

O clube também diz desconhecer quem pendurou o boneco de Vini Jr., mas afirma que a anonimidade dos autores não evita que eles sejam responsabilizados. “Esperamos que as autoridades consigam esclarecer o que houve, e que a justiça ajude a banir este tipo de comportamento”, finaliza a nota.

O Real Madrid também se manifestou sobre o ocorrido e agradeceu o apoio e manifestações de carinho recebidas após o que chama de “repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio” contra o jogador.

“Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o esporte representam. Estes ataques como os que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa”, diz comunicado.

A organizadora da LaLiga, campeonato espanhol, também condenou o ocorrido e afirmou que vai investigar o caso. O presidente da liga de clubes também comentou o ataque em suas redes sociais pessoais.

“Uma mensagem àqueles que se amparam na noite para cometer crimes de ódio: vamos localizá-los, conseguiremos condenações, para que terminem na cadeia, que é onde devem estar. Basta já”, publicou Javier Tebas Medrano no Twitter.

Tuíte
Presidente da LaLiga repudiou ataque (Reprodução/Twitter)

Vini Jr. é vítima de constantes ataques racistas por parte da torcida rival e até por parte da imprensa espanhola. Em setembro do ano passado, depois de ser ofendido no programa “Chiringuito Show”, o jogador brasileiro se manifestou.

“Dizem que felicidade incomoda. A felicidade de um preto, brasileiro, vitorioso na Europa, incomoda muito mais. Mas a minha vontade de vencer, meu sorriso, meu brilho nos olhos são muito maiores do que isso. Fui vítima de xenofobia e racismo em uma só declaração. Mas nada disso começou ontem”, declarou.

O atleta do Real Madrid disse que não vai parar de dançar, depois da repercussão da hashtag #BailaViniJr em apoio ao jovem de 22 anos.

Edição: Pedro Rocha Franco
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!