Por ‘razões políticas’, UFC volta atrás e desiste de realizar evento no Brasil

ufc
Organização alegou ‘razões políticas’ relacionadas à Covid-19 (Reprodução/Instagram/@ufc)

Nesta semana, o UFC (Ultimate Fighting Championship) desistiu de realizar o evento UFC 274 no Rio de Janeiro, que aconteceria no próximo dia 7 de maio. A Arena da Barra seria o local escolhido e a organização do evento estava bastante avançada. Porém, o UFC preferiu mudar o país sede para os Estados Unidos, ainda sem local determinado.

O Ultimate justificou a mudança por “razões políticas”. O motivo principal é a exigência de 14 dias de quarentena para a entrada de viajantes estrangeiros no Brasil sem vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo portal Combate, do ge.

UFC alega ‘razões políticas’

O UFC comunicou aos empresários dos lutadores encaminhados para o evento que ele não aconteceria mais no Brasil. Sem muitos detalhes, a organização afirmou que “razões políticas” influenciaram na decisão.

Quando alguns empresários desejaram saber mais detalhes, ouviam que as razões estavam relacionadas à pandemia da Covid-19.

Exigência de quarentena

Segundo a reportagem do Combate, a causa central da mudança é a obrigatoriedade de 14 dias de isolamento social para estrangeiros sem esquema vacinal completo que querem entrar no Brasil. Com isso, lutadores e funcionários do UFC que não se imunizaram contra a Covid-19 poderiam ser impedidos de participar do evento.

A organização escolheu mudar o local do UFC 274 para os Estados Unidos, mesmo que já existisse a confirmação de brasileiros em dois duelos valendo cinturões. As lutas são Charles do Bronx x Justin Gaethje, no grupo dos leves, e Glover Teixeira x Jiri Prochazka, na categoria dos meio-pesados.

Londres

Já o UFC Londres, programado para o dia 19 de março, passou por uma situação diferente. Afinal, a Inglaterra anunciou que a quarentena de estrangeiros não será obrigatória a partir do dia 11 de fevereiro. A medida vale até para visitantes não vacinados contra a Covid-19. Os turistas devem apresentar um teste PCR negativo dois dias antes de viajar e outro exame na aterrisada ao país.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!