Caminhão com 50 mortos é localizado em cidade do Texas: ‘Nada menos que uma terrível tragédia humana’

Causa da morte foi o calor e privação de água
Causa da morte foi o calor e privação de água (Reprodução/Rede Sociais)

Pelo menos 50 pessoas foram encontradas mortas em um caminhão abandonado em uma rodovia de San Antonio, Texas, nos Estados Unidos, nessa segunda-feira (27). Entre os mortos estavam 39 homens e 11 mulheres que supostamente tentavam imigrar para o país. Outras 16 pessoas estão hospitalizadas, sendo 12 adultos e quatro crianças. O forte calor dentro do automóvel pode ter provocado as mortes.

De acordo com o portal local KSAT, as pessoas saíram do México, Honduras e Guatemala. O prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg, lamentou a tragédia. “Eles tinham famílias… e provavelmente estavam tentando encontrar uma vida melhor. Não é nada menos que uma terrível tragédia humana”, disse.

Esse é o maior evento que vitimou pessoas em massa da história de San Antonio. “Esperamos que os responsáveis ​​por colocar essas pessoas em condições tão desumanas sejam processados ​​em toda a extensão da lei”, continuou o prefeito.

“Relatório do nosso Cônsul: 46 mortes por asfixia, 16 transferidas para hospitais, incluindo 4 menores. Dois guatemaltecos foram identificados neste último grupo. O trailer tem placas da UE, sobrepostas, para circular sem revisão. Muito provável autoria de revendedores”, escreveu o Secretario de Relaciones Exteriores do México no Twitter a respeito do caminhão.

Três pessoas estão sob custódia. Porém, não foi informado se elas estão ligadas à tragédia. As Investigações de Segurança Interna federais assumiriam a investigação.

‘Pilhas de corpos’

Segundo o KSAT, o chefe de polícia de San Antonio, William McManus, disse que os policiais receberam uma ligação de uma pessoa que trabalhava nas proximidades de onde estava o caminhão e ouviu pedidos de socorro. O trabalhador viu vários corpos dentro do caminhão ao se aproximar. As porta estavam parcialmente abertas.

San Antonio mobilizou uma grande operação de emergência com policiais, bombeiros e ambulâncias. Quando a equipes do Corpo de Bombeiros chegou ao local, encontrar pilhas de corpos dentro do automóvel e muitas pessoas estavam fracas demais para sair. Pelo menos 46 pessoas forma declaradas mortas no local. De acordo com os bombeiros, a causa da morte foi insolação e exaustão pelo calor, uma vez que o caminhão não possuía ar condicionado nem água. A temperatura dentro do veículo chegou a mais de 100 graus.

Ainda segundo os bombeiros, as pessoas estavam quentes ao toque. “Os pacientes que vimos estavam quentes ao toque, estavam sofrendo de insolação, exaustão pelo calor e sem sinais de água no veículo. Era um caminhão refrigerado, mas não havia unidade de ar condicionado visível em funcionamento”, disse o comandante dos bombeiros de San Antonio, Charles Hood.

Internações

De acordo com o porta-voz do Sistema de Saúde da Universidade o Hospital Universitário está cuidando de dois pacientes: uma mulher de 23 anos que está em estado grave e um adolescente em estado crítico. “Estamos com o coração partido pela perda de vidas descoberta em um trailer ontem à noite e gratos a todos que responderam a esta cena horrível para tentar salvar vidas”, disse em comunicado.

O Centro Médico Batista no centro da cidade também está cuidando de outros três pacientes. Já o Hospital Metodista Metropolitano recebeu três pacientes e suas condições são desconhecidas. Por último o Texas Vista Medical Center recebeu dois pacientes adultos, uma mulher de 26 anos e um homem de 36 anos, ambos estabilizados, mas em estado crítico.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!