Angelina Jolie estreia no Instagram para ajudar população afegã: ‘Quando estaremos preocupados?’

angelina jolie
Nessa sexta-feira (20), a atriz compartilhou uma carta que recebeu de uma jovem do Afeganistão (Reprodução/@ angelinajolie_offiicial/Instagram)

A estrela de cinema Angelina Jolie abriu mão de sua vida reservada e livre das redes sociais em prol de uma causa mais que importante. Nessa sexta-feira (20), a atriz criou uma conta no Instagram para compartilhar uma carta que recebeu de uma jovem do Afeganistão em busca de ajuda para a situação difícil que a população do país enfrenta.

“Esta é uma carta que recebi de uma adolescente no Afeganistão. No momento, o povo do Afeganistão está perdendo sua capacidade de se comunicar nas redes sociais e de se expressar livremente. Então, vim ao Instagram para compartilhar suas histórias e as vozes de pessoas em todo o mundo que lutam por seus direitos humanos básicos”, escreveu a atriz.

Na carta, a jovem relata à Angelina toda a sua revolta com a situação do país, tomado pelo regime radicalista do Talibã. “Eu estava na fronteira com o Afeganistão duas semanas antes do 11 de setembro, onde encontrei refugiados afegãos que haviam fugido do Talibã. Isso foi há vinte anos. É revoltante ver os afegãos sendo deslocados mais uma vez por causa do medo e da incerteza que tomou conta de seu país”, diz em um trecho.

“Como outros que estão comprometidos, não vou me afastar. Continuarei procurando maneiras de ajudar. E eu espero que você se junte a mim”, pede a jovem, ao final da carta.

‘Quando estaremos preocupados?’

Em outra publicação, a atriz compartilha dados e informações sobre a população refugiada ao redor do mundo e convoca seus seguidores a lutarem junto dela contra “perseguições, desigualdades e injustiças”. “Hoje, 1% da população mundial – 82,4 milhões de pessoas – está deslocada. Isso é quase o dobro de uma década antes”, explica Angelina, que continua:

“Algumas crises, como a guerra no Afeganistão, duram décadas. Outras, como o conflito na Etiópia, são mais recentes. Todas elas têm em comum a violência e a negação de direitos que deixam famílias inocentes sem escolha a não ser fugir”.

Por fim, a atriz pede que os olhos do mundo se voltem às problemáticas sociais que sustentam crises como as do Afeganistão. “Em que ponto estaremos preocupados o suficiente para enfrentar a devastação ambiental, os conflitos e as violações dos direitos humanos que alimentam essas crises?”, questiona.

Fuga em massa

No último domingo (15), centenas de pessoas embarcaram em um avião militar americano após a tomada de governo do Afeganistão. As imagens que mostram uma multidão dentro da aeronave impressionaram o mundo (veja aqui).

Em outros vídeos, é possível ver dezenas de pessoas se pendurando na porta da aeronave entes de ela decolar. O voo pousou em Qatar, mais de duas horas após a partida.

“Nós temos mulheres e crianças a bordo e a vidas de pessoas estão em jogo. Não é sobre a capacidade ou regras e regulamentos – é sobre treinamentos e orientações que nós fomos capazes de administrar para garantir que podíamos transportar o maior número de pessoas de forma segura e efetiva”, disse o coronel Eric Kut, que comandava o voo, ao Bangkok Post.

Edição: Vitor Fernandes
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!