Ataque russo em Kiev destrói maior avião do mundo, o Antonov-225

maior avião do mundo
Segundo uma fabricante de armas ucraniana, a aeronave estava em reparação no aeroporto de Hostomel (Reprodução/Twitter)

Invasores russos destruíram o maior avião de carga do mundo, o Antonov AN-225 Mriya, no aeroporto ucraniano de Hostomel, perto da capital Kiev, neste domingo (27). De acordo com a fabricante de armas Ukroboronprom, a aeronove estava em reparação e consertá-la pode custar um valor superior a 3 bilhões de dólares.

Por meio das redes sociais, a corporação mostrou indignação e afirmou que a Rússia deverá prestar contas com a Ucrânia pela destruição do AN-225 Myria – Sonho em ucraniano. “A nossa tarefa é garantir que estes custos sejam cobertos pela Federação Russa, que causou danos deliberados à aviação ucraniana e ao setor da aviação de mercadorias”, diz a publicação.

O CEO da Ukroboronprom, Yuri Gusev, explica também que os cidadãos ucranianos lutarão por sua terra e suas casas “até o fim vitorioso”. Uma vez que a aeronave estava “estacionada”, não houve tempo para tentar decolar e sair da Ucrânia.

Veja abaixo a publicação, na íntegra:

Por meio das redes sociais, Dmytro Kuleba confirmou a destruição do maior avião do mundo. O ministro das Relações Exteriores ucraniano publicou que “a Rússia nunca será capaz de destruir o nosso sonho de ter um Estado europeu forte, livre e democrático. Nós vamos prevalecer!”, escreveu o líder.

No Twitter, os internautas apaixonados pela aviação também lamentam o ocorrido e pontuam que o Antonov AN-225 fez parte da história da humanidade. Outros ainda avaliam que o prejuízo será mundial, uma vez que apenas o avião destruído podia transportar certas cargas. Veja abaixo alguns tuítes:

Ucrânia aceita negociar com Rússia

Após ordem do presidente russo Vladimir Putin para aumentar as forças nucleares, a Ucrânia concordou, neste domingo (27), em fazer uma negociação com a Rússia. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que concordou em reunir-se com os russos “sem condições prévias”. Lukashenko, aliado de Putin, assumiu a responsabilidade de conter aviões e mísseis durante a conversa.

Segundo o NBC News, Zelensky disse que falou com o presidente da Bielorrússia Alexander Lukashenko e acabou concordando em encontrar com os russos. Inicialmente, a Ucrânia havia rejeitado a ideia de conversar com a Rússia. A negativa da Ucrânia fez com que Putin ordenasse que as forças nucleares estivessem em alerta máximo. Entretanto, Zelensky mudou o tom e aceitou conversar com as autoridades russas na fronteira da Bielorrússia.

O presidente da Ucrânia duvida que a reunião traga resultados, no entanto, disse que comparecerá ao encontro “para que nenhum cidadão da Ucrânia tivesse qualquer dúvida de que eu, como presidente, não tentei parar a guerra quando havia uma pequena chance”. 

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!