Bebê que nasceu surdo ouve pais pela primeira vez e emociona

bebê ouve primeira vez
Momento em que bebê que nasceu surdo ouve a voz dos pais pela primeira vez (Reprodução/Facebook)

Uma mãe compartilhou o momento em que o filho de 11 semanas ouviu sua voz e a de seu marido pela primeira vez. Tiffany Wroe, de 29 anos é natural de Manchester, no Reino Unido, mas vive atualmente Nairóbi, no Quênia. Ela fez questão de mostrar o pequeno Saul ouvindo e sorrindo bastante. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

O bebê, que nasceu com perda auditiva moderada a severa em ambos os ouvidos, aparece sorrindo para sua mãe e seu pai enquanto falavam suavemente com ele após ajustar seus novos aparelhos auditivos. Ele ficou tão impressionado com o som das duas vozes que quase caiu no choro antes de Tiffany o tranquilizar.

Tiffany e o marido, John, de 44 anos, são treinadores de natação no Quênia e também são pais de Khaleesi, de 5, e Kendall, de 4. O casal disse que quando Saul recebeu seus aparelhos auditivos, na semana passada, foi “muito, muito emocionante”. O vídeo deles começou com John dizendo “é o papai” para Saul enquanto o pequeno estava nos braços da mãe. Enquanto falava, Saul ergueu os olhos com aparente espanto.

Emocionante

Tiffany então falou com ele e disse “é a mamãe” e “olá” – e cada vez que ela falava, ele respondia com um pequeno ruído antes de abrir um sorriso. Ela continuou: “Você consegue ouvir a mamãe?” e Saul brevemente pareceu que ia chorar. Veja o vídeo:

“Quando Saul nasceu, o problema foi descoberto em sua triagem auditiva neonatal. Então, ele foi fazer um acompanhamento, e ele falhou nisso também. Em seguida, ele fez um terceiro teste de audição e também falhou. Os médicos nos disseram que ele tinha perda auditiva profunda”, explicou a mãe do menino.

Especialistas da Universidade de Manchester aconselharam o casal a fazer testes para ver como Saul reagiria, permitindo que descobrissem se ele ouvia alguma coisa. Eles descobriram que ele podia ouvir ruídos acima de 60 decibéis, enquanto aqueles que não têm deficiência auditiva podem ouvir por volta de 20 decibéis.

Apoio da família

Os médicos então disseram a Tiffany e John que Saul precisaria de aparelhos auditivos, mas como os dois não podiam trabalhar por causa das restrições do novo coronavírus, a família interveio para ajudar Saul a conseguir os equipamentos.

“Graças à ajuda dos pais de John, Saul conseguiu os melhores aparelhos auditivos disponíveis e nós somos muito gratos. Ver o rosto dele quando nos ouviu falar pela primeira vez foi incrível”, continuou Tiffany.

Saul precisa fazer testes de audição regulares e colocar seus aparelhos auditivos à medida que for crescendo. Tiffany acrescentou que os médicos disseram que a audição de Saul não deve piorar e que seus aparelhos auditivos lhe darão a capacidade de aprender a falar.

Edição: Aline Diniz
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!