Ataques a torre de TV deixam cinco mortos em Kiev; jornalistas brasileiros deixam a capital ucraniana

ataque torre tv kiev
Em 1941, o local já foi palco de um massacre que deixou mais de 30 mil judeus mortos (Reprodução/@NewVoiceUkraine/Twitter)

Ao menos cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas após uma torre de TV em Kiev, capital da Ucrânia, ser alvo de explosões nesta terça-feira (1º). Pelas redes sociais, o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, se revoltou com os ataques e relembrou que o local já foi palco de um massacre que deixou mais de 30 mil judeus mortos em 1941.

“Para o mundo: qual é o sentido de dizer ‘nunca mais’ por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babyn Yar? Pelo menos 5 mortos. História se repetindo…”, declarou ele.

No Telegram, o governo ucraniano informou que “os canais ficarão fora do ar temporariamente. Em breve, a energia de backup será ligada para restabelecer a transmissão”.

Jornalistas brasileiros deixam Kiev

Ainda hoje (1º), dois correspondentes brasileiros foram embora de Kiev após a intensificação dos ataques russos. Sérgio Utsch, do SBT, e Yan Boechat, da Band, lamentaram a situação nas rede sociais. Na última sexta-feira (25), três já haviam deixado a capital ucraniana.

“Situação em Kiev se deteriorou nas últimas horas. Estamos sem conseguir dinheiro, pouca gasolina e poucos recursos. Decidimos recuar em direção a Lviv enquanto ainda é possível. Kiev estava linda hoje depois da neve que caiu na madrugada”, escreveu Boechat ao compartilhar um vídeo da cidade.

“Estamos há quase 13 horas na estrada, absolutamente exaustos. E somos avisados agora que as sirenes que alertam sobre ataques aéreos soaram na cidade onde pretendemos (ou ..díamos) passar a noite. Trânsito parado mais uma vez”, relatou Sérgio.

“Importante: deixamos Kiev, mas não deixamos a Ucrânia. Enquanto e onde tivermos condições, vamos continuar com o nosso trabalho”, informou o jornalista do SBT mais cedo.

Mais ataques

Também na manhã de hoje (1º), a cidade de Kharkiv, segunda maior da Ucrânia, foi atingida por um míssil. O prédio atacado fazia parte do governo regional e ficou envolvido por uma bola de fogo durante a explosão. Carros que estavam no local e parte da calçada também ficaram destruídos (veja aqui).

A explosão ocorreu por volta das 8h em Kharkiv – 3h no horário de Brasília. De acordo com o The New York Times, que conversou com autoridades locais, pelo menos sete pessoas morreram no ataque.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!