‘Tantos pretos’: Brasileiros acusam portugueses de racismo em campanha de medicamento

Facebook/Reprodução

Os brasileiros entraram em uma postagem da Centrum Portugal e se depararam com diversos comentários racistas feitos por portugueses. A campanha de Páscoa do polivitamínico Centrum mostra crianças negras, brancas e asiáticas, e foi postada na manhã dessa terça-feira (9).

“Com a chegada das férias da Páscoa, queremos os nossos pequenos heróis em forma para as brincadeiras ao ar livre. Centrum Júnior contém vitamina D, que é necessária para o crescimento e desenvolvimento normais dos ossos das crianças!”, diz a postagem em empresa. Na imagem, há seis crianças de diferentes etnias.

Em comentários, portugueses acusam a Centrum de não usar “crianças portuguesas” para a campanha. Um internauta, inclusive, usou a imagem de um macaco.

Facebook/Reprodução

“Em seis crianças, dois pretos, uma miscigenada total, uma asiática e só dois europeus? Centrum Portugal e tem tantos pretos na publicidade como europeus? Agenda nada descarada. Nem um único produto que irei comprar de vocês”, disse um português. “Centrum Babilónia não me representa”, escreveu outro. “Centrum: a querer ganhar dinheiro, promovendo a mistura de tudo e do seu contrário numa grande amálgama de consumidores ‘portugueses’ sem qualquer identidade. O globalismo numa só imagem!”, disse outra portuguesa.

Os brasileiros rebateram os comentários dos europeus. “Crianças lindas! Se os portugueses não se sentem representados pela diversidade causada por seu colonialismo, é só devolver todas as riquezas advindas disso. Simples. A riqueza dos países dos pretos serve, mas os pretos não”; “Obrigado Centrum por representar a miscigenação! Representatividade importa e muito!”, foram alguns dos comentários.

O BHAZ tentou contato com a Centrum Brasil, pelo telefone da assessoria disponibilizado no site oficial, contudo, o local não atende mais a marca. Também procuramos o laboratório Pfizer, responsável pela fabricação do Centrum, que não soube informar a nova assessoria da empresa. Além disso, fizemos contato, via e-mail, com a Centrum Portugal, que ainda não nos retornou.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!