Casal terraplanista se perde no mar ao tentar encontrar ‘borda do mundo’

barco mar lampedusa italia
Casal usou uma bússola para viajar e acabou na ilha de Lampedusa (Reprodução/Google Street View)

Uma história peculiar protagonizada por um casal italiano rendeu uma vitória da ciência em tempos de negacionismo. Convictos da teoria de que a Terra é plana, um homem e uma mulher partiram em uma viagem à ilha de Lampedusa, no sul da Itália, para chegar à “borda” do mundo. O plano foi por água abaixo quando o casal ficou perdido em alto mar e teve que ser resgatado pelas autoridades.

O caso foi divulgado na última terça-feira (1º) pelo jornal italiano La Stampa e, de acordo com a publicação, um médico do Gabinete de Saúde Marítima do Ministério da Saúde da Itália ajudou o casal após a expedição fracassada. O funcionário ironizou ao lembrar que eles estavam usando uma bússola para chegar ao local. “O engraçado é que eles se orientam com a bússola, um instrumento que funciona com base no magnetismo terrestre, um princípio que eles, como terraplanistas, deveriam rejeitar”, contou Salvatore Zichichi.

O casal chegou a vender um carro para comprar um barco para a expedição até a “borda do mundo”. Acontece que, em vez de chegar à esperada borda, eles acabaram na ilha de Ústica, bem decepcionante para quem esperava chegar à “borda” do planeta. O homem e a mulher, naturais de Veneza, foram resgatados e levados para uma quarentena obrigatória em Palermo, devido à pandemia de Covid-19.

Não satisfeitos, eles ainda tentaram fugir do confinamento, mas funcionários da autoridade portuária local conseguiram detê-los e levá-los de volta à quarentena. “Poucos dias depois, tentaram fugir novamente e acabaram na casa de um mitômano que afirmava ser positivo para Covid-19, mas felizmente não era”, completou Zichichi.

Depois de um segundo retorno à quarentena, o casal cumpriu o período de isolamento determinado e voltou para casa.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!