Minerais ‘alienígenas’ são encontrados em meteorito que caiu na Somália

minerais meteorito
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu pelo menos dois novos minerais nunca vistos antes na Terra (Universidade de Alberta/Divulgação)

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu pelo menos dois novos minerais “alienígenas” nunca vistos antes na Terra. O material estava em um meteorito de 15 toneladas que caiu na Somália. Foi o nono maior já encontrado.

O primeiro deles recebeu o nome de “El Ali”, nome da cidade em que o meteorito caiu. Já o nome do segundo é uma homenagem a Lindy Elkins-Tanton, professora e investigadora principal da próxima missão Psyche da NASA

Segundo Chris Herd, professor do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas, ainda há um terceiro mineral “alienígena” em análise. Ele observa que, se os pesquisadores obtivessem mais amostras do meteorito, haveria chance de encontrar ainda mais materiais.

“Sempre que você encontra um novo mineral, isso significa que as condições geológicas reais, a química da rocha eram diferentes do que foi encontrado antes. É isso que torna emocionante: neste meteorito em particular, você tem dois minerais que são novos para a ciência”, explica. 

Riqueza científica ‘alienígena’

Em colaboração com pesquisadores da Universidade e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Herd classificou o meteorito El Ali como um meteorito “Ferro, complexo IAB”, um dos mais de 350 nessa categoria específica. 

De acordo com os pesquisadores, os dois minerais haviam sido criados sinteticamente antes, o que facilitou a identificação da composição deles. O material segue em análise em uma investigação que visa descobrir as condições do meteorito quando se formou. 

“Essa é a minha especialidade – como você desvenda os processos geológicos e a história geológica do asteróide do qual esta rocha já fez parte. Nunca pensei que estaria envolvido na descrição de novos minerais apenas pelo fato de trabalhar em um meteorito”, disse Herd.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!