Criança mineira de 4 anos morre em incêndio nos EUA; vizinha cria vaquinha para ajudar famílias

criança mineira incêndio eua
A família da pequena Pietra se mudou para os Estados Unidos há 7 meses (Reprodução/McDonough Funeral Home/Facebook)

Uma criança brasileira, nascida em Governador Valares, na região do Rio Doce, em Minas, morreu em um incêndio residencial na última quinta-feira (3). O caso ocorreu na cidade de Lowell, no estado norte-americano de Massachusetts, onde a garota vivia com a família desde o verão passado. A causa do incêndio ainda é investigada segundo as autoridades.

De acordo com o portal local Lowell Sun, os bombeiros receberam relatos de uma residência incendiada pouco antes das 14h40 na região. Dentro de 15 minutos, três alarmes foram acionados. Dois adultos e três crianças foram resgatados com vida e, além da garota de 4 anos, as chamas também deixaram um adulto ferido.

Vítima de incêndio nasceu em Minas

No Facebook, a casa funerária McDonough se compadeceu com o ocorrido e convidou pessoas ao velório da garotinha. “Pietra nasceu em 13 de fevereiro de 2018, em Governador Valadares, no Brasil, e criada no país pelos primeiros três anos de sua vida. A família dela se realocou para os Estados Unidos no verão passado, firmando-se em Lowell”, começa o comunicado.

O texto explica que a menina estava aprendendo a falar inglês, além do português, sua língua nativa. “Além dos pais dela, Sylvia e Alexandre, ela era amparada pelo padrasto, Robson Nogueira, e uma família extensa, vivendo tanto na América quanto no Brasil”.

Pietra ficou desaparecida

Ainda de acordo com o Lowell Sun, Pietra seguiu desaparecida por um tempo após os bombeiros combaterem as chamas no conjunto residencial. Segundo Adriana Swann, vizinha da menina, fazia apenas sete meses que a família vivia nos Estados Unidos.

Poucas horas depois do incêndio, por volta das 16h15, as autoridades anunciaram em transmissão de rádio que as chamas estavam sob controle. Já durante coletiva de imprensa, à noite, o chefe de polícia Phil Charron disse à imprensa local que Pietra fora encontrada morta. O nome não foi divulgado de imediato.

Em seu perfil no Twitter, o repórter Peter Eliopoulos divulgou um vídeo do momento em que as chamas se alastram pela residência. De acordo com ele, uma pessoa [a garotinha] estava desaparecida na última quinta-feira (3).

Vaquinha ajuda famílias afetadas

Adriana Souza Swann, vizinha da criança mineira que morreu no incêndio, criou uma vaquinha de arrecadação para ajudar as famílias afetadas. Em dois textos – um em inglês e o outro em português -, lamentou a morte da pequena de 4 anos e pediu auxílio financeiro. Mais de 14 mil dólares – o equivalente a R$ 70 mil – já foram doados.

“Meu nome é Adriana Souza Swann, sou vizinha da Família Brasileira na cidade de Lowell, do trágico incêndio na Rua Maude do número 29, com o triste falecimento da pequena Pietra de 4 anos durante o incêndio”.

A moça também explicou que três famílias seguem acolhidas na casa dela após o incêndio. “Peço a todos que orem por estas famílias e toda ajuda é bem-vinda. Muito obrigada e Deus abençoe a todos”, finaliza o texto da vaquinha. Para conferir mais sobre o gesto de solidariedade, clique aqui.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!