Doença misteriosa mata uma pessoa e deixa 450 internadas na Índia

doença misteriosa Índia
Pessoas foram hospitalizadas por conta da doença (Twitter/AndhraPradeshCM)

Uma pessoa morreu e mais de 450 foram internadas com uma doença misteriosa no estado indiano de Andhra Pradesh. No fim de semana, centenas de pessoas em Eluru, uma cidade no Sul do estado, desmaiaram e tiveram convulsões e náuseas – algumas chegaram a, supostamente, espumar pela boca. As informações são do The Guardian.

O caso mais grave foi de um homem de 45 anos: internado no hospital com os sintomas, teve um ataque cardíaco e morreu. Dolla Joshi Roy, oficial de vigilância distrital, disse que 455 pessoas foram levadas ao hospital e 200 tiveram alta desde então. Nesta segunda-feira (7), o ministro-chefe de Andhra Pradesh, YS Jaganmohan Reddy, visitou pacientes no hospital.

O surto misterioso aumentou a carga sobre o sistema de saúde em Andhra Pradesh, um dos estados mais afetados pelo coronavírus, com 800 mil casos ativos.

Especialistas do All India Institute of Medical Sciences viajaram ao estado para investigar. Roy disse que testes estão sendo feitos para tentar determinar a causa da doença, incluindo a investigação de possível contaminação de alimentos ou água ou envenenamento pelo ar.

Alguns dos que desmaiaram reclamaram de olhos ardentes. “Os médicos especialistas ainda estão trabalhando para descobrir a causa desta doença e estamos aguardando os resultados dos laboratórios. Pode ser comida, água ou ar ou alguma outra condição. Mas sabemos que isso era muito localizado: as pessoas afetadas viviam todas na mesma cidade”, disse Roy. E acrescentou: “Testamos todos para Covid-19 e deu negativo, então sabemos que não é isso”.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!