Em apoio à Ucrânia, Pink Floyd lança música inédita pela primeira vez em quase 30 anos

David Gilmour
David Gilmour se reuniu com Nick Mason, Guy Pratt e Nitin Sawhney (Reprodução/Pink Floyd/YouTube)

Em solidariedade à Ucrânia, o Pink Floyd resolveu lançar uma música inédita pela primeira vez em 28 anos. A banda lançou o single “Hey Hey Rise Up”, na quinta-feira (7), para arrecadar fundos para a população do país invadido pela Rússia.

No dia 30 de março, David Gilmour se reuniu com Nick Mason, o baixista Guy Pratt e o tecladista Nitin Sawhney, e a banda gravou a faixa inédita pela primeira vez desde o álbum “The Division Bell”, gravado em 1994.

A canção ainda conta com os vocais de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox. Em fevereiro, o artista publicou um vídeo cantando a música “The Red Viburnum In The Meadow”, um protesto ucraniano escrito durante a Primeira Guerra Mundial. O título do lançamento do Pink Floyd vem do último verso da obra homenageada.

O coral que abre “Hey Hey Rise Up” também vem da Ucrânia: é do Coro Folclórico Veryovka, fundado em 1943 em Kharkiv para promover e difundir a música folclórica e as tradições de dança do país.

Comoção

David Gilmour explica que conheceu Andriy Khlyvnyuk e a Boombox quando tocou em Londres, em 2015, em apoio ao grupo de teatro bielorusso Belarus Free Theatre, cujos membros foram presos. Na ocasião, a banda ucraniana também tocaria no evento.

“Era para eles [da Boombox] fazerem uma participação, mas o cantor, Andriy, teve problemas com o visto. Então o resto da banda tocou comigo na minha apresentação – nós tocamos ‘Wish You Were Here’ para o Andriy naquela noite”, conta o guitarrista e vocalista do Pink Floyd.

“Recentemente, eu vi que o Andriy tinha deixado a tour americana com a Boombox, voltado à Ucrânia e se juntado à Defesa Territorial. Aí eu vi esse vídeo incrível no Instagram, em que ele está em uma praça em Kiev e canta no silêncio de uma cidade sem trânsito ou barulho de fundo, por causa da guerra. Foi um momento poderoso que fez com que eu quisesse colocá-lo em uma música”, completa Gilmour.

O artista conseguiu falar com o ucraniano, que estava no hospital se recuperando de uma lesão. David Gilmour tocou um trecho da música para Andriy Khlyvnyuk pelo telefone e recebeu a benção do cantor. “Nós dois esperamos fazer algo juntos, pessoalmente, no futuro”, ressalta o britânico.

Arrecadação de fundos

O vocalista do Pink Floyd diz esperar que “Hey Hey Rise Up” receba amplo apoio para que a banda arrecade dinheiro para ajuda humanitária. O videoclipe para a música foi feito pelo diretor Mat Whitecross, no mesmo dia em que a canção foi gravada.

“Nós gravamos a faixa e o vídeo no nosso galpão, onde fizemos as ‘lives’ durante o lockdown. Nós colocamos o Andriy cantando na tela enquanto tocávamos, então nós quatro tínhamos um vocalista, ele só não estava fisicamente presente com a gente”, detalha David Gilmour.

A capa da faixa conta com uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, feita pela artista cubana Yosan Leon. De acordo com o Pink Floyd, a imagem é uma referência direta à mulher que foi vista dando sementes de girassol a soldados russos e pedindo que eles as carregassem nos bolsos, para que, quando eles morrerem, nasçam girassóis.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!