Fim da pandemia de Covid-19 está ‘à vista’, diz OMS

Tedros Adhanom frisa que a humanidade deve manter as medidas de prevenção contra a doença (Reprodução/@drtedros/Instagram

Depois de mais de dois anos enfrentando a pandemia de Covid-19, as pessoas têm um motivo para comemorar. De acordo com o diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom, o mundo nunca esteve em melhor posição para encerrar a pandemia.

“Ainda não chegamos lá, mas o fim está á vista”, afirmou, ao lembrar que, na semana passada, o número de mortes registradas pela doença foi o menor desde março de 2020.

“Já conseguimos ver a linha de chegada. Estamos em posição de vencer. Mas agora é o pior momento para se parar de correr. É o momento de correr mais rápido, de garantir que cruzaremos a linha de chegada e colheremos os frutos de todo o nosso trabalho árduo”, destacou.

Para o diretor, o momento é de manter as medidas de prevenção, já que, caso contrário, o mundo corre risco de surgimento de novas variantes da Covid-19, o que acarretaria no aumento do número de mortes e na incerteza sobre cenários futuros. “Então, vamos aproveitar a oportunidade”, completou.

“Pedimos a todos os países que invistam em vacinas para 100% dos grupos de risco, incluindo trabalhadores da saúde e idosos”, disse Tedros, citando como prioridade manter a taxa de imunização em 70%. “Continuem testando a sequenciando o SARS-CoV-2, além de integrar a vigilância e os serviços de testagem para outras doenças respiratórias, incluindo a influenza”.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!