VÍDEO: Foguete japonês se destrói no ar após lançamento dar errado

foguete japones
Segundo a Jaxa, o foguete japonês Epsilon-6 apresentou falhas de posicionamento dez minutos depois de ser lançado (Reprodução/@CyclistAnons/Twitter)

O lançamento de um foguete japonês falhou na manhã desta quarta-feira (12) e a nave precisou se “autodestruir” em meio à atmosfera.

Segundo Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), o foguete Epsilon-6 apresentou falhas de posicionamento dez minutos após ser lançado do Centro Espacial Uchinoura.

“Ordenamos a destruição porque, se não pudermos enviá-lo para a órbita que planejamos, não sabemos para onde ele irá”, disse Yasuhiro Funo, que comandou o experimento da Jaxa, em coletiva na tarde de hoje.

Segundo jornais locais, esse foi o primeiro lançamento fracassado do Japão em quase duas décadas e o único de um foguete Epsilon, modelo que realizou cinco missões bem-sucedidas desde 2013.

O lançamento chegou a ser transmitido ao vivo pelo canal da Jaxa no YouTube, mas a live foi interrompida após a explosão.

A equipe trabalha com a hipótese de que as partes do foguete estejam no mar ao leste das Filipinas. O Epsilon-6, de 26 metros, carregava um satélite em forma de caixa que deveria orbitar a Terra por pelo menos um ano.

Veja imagens do lançamento do foguete japonês Epsilon-6:

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!