Greta Thunberg é detida em ato contra expansão de mina de carvão na Alemanha

Greta Thunberg em manifestação
Ativista está manifestando no local desde a última semana (Reprodução/@gretathunberg/Twitter)

A ativista ambiental Greta Thunberg foi detida durante uma manifestação contra a expansão de uma mina de carvão a céu aberto em Lützerath, na Alemanha. Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais nesta terça-feira (17) mostram a jovem de 20 anos sorrindo ao ser detida pelos policiais.

Ao lado de outros ativistas, Greta Thunberg participava de um ato contra a demolição de uma vila perto da cidade alemã. A retomada das atividades de mineração na região prevê que os arredores de Lützerath sejam derrubados.

Os manifestantes estão há dias no local e se sentaram perto da mina para evitar a exploração minerária na região. No sábado (14), o ato reuniu 35 mil pessoas.

“Estamos em Lützerath, uma vila alemã que está sob ameaça de ser demolida pela expansão de uma mina de carvão. As pessoas vêm resistindo há anos. Junte-se a nós aqui ou em um protesto local para demandar a permanência de Lützerath!”, publicou Thunberg no Twitter na sexta-feira (13).

Detenção

De acordo com a Reuters, um porta-voz da polícia da cidade de Aachen afirmou que Greta Thunberg foi uma das manifestantes que avançou para uma área de perigo muito próxima à mina. Outro ativista chegou a pular na mina.

A ativista sueca foi carregada por três policiais e mantida em um local distante do ato principal. Ainda não se sabe quais consequências a ativista ambiental pode sofrer depois da detenção.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!