Homem morre após ir a festa na Itália para pegar Covid de propósito; ele não queria se vacinar

caixão
Homem morreu após ir a uma ‘festa do corona’ (FOTO ILUSTRATIVA: Envato)

Um austríaco de 55 anos morreu de Covid-19 após se infectar de propósito na Itália. O governo italiano estabelece que a infecção pelo novo coronavírus nos últimos seis meses é alternativa à vacina em alguns casos para acesso a determinados locais. O homem não queria se vacinar e desejava obter um passaporte sanitário. A informação é do coordenador da unidade anti-Covid de Bolzano, Patrick Franzoni.

Bolzano é uma cidade italiana perto da fronteira com a Áustria. Em entrevista à emissora RAI, ele alertou para a realização de “festas do corona”, que teriam ocorrido nas últimas semanas na área de Bolzano, mas também em outras áreas do sul do Tirol, na mesma província. Ele lembra que as consequências da infecção são de longo prazo e até os jovens podem acabar no hospital.

“Eles não percebem que o vírus é muito perigoso, mesmo em crianças e jovens”, disse Franzoni à emissora italiana na semana passada. Segundo o coordenador, enquanto o homem de 55 anos morreu na Áustria após ser infectado durante uma “festa do corona”, uma criança se encontrava internada com o vírus em uma unidade pediátrica.

Também na semana passada, o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg, anunciou que a vacinação contra a Covid será obrigatória a partir de fevereiro de 2022 no país. O chanceler também anunciou um novo lockdown nacional a partir do dia 22 de novembro.

Possível quarta onda

Antes, o país tinha estabelecido a restrição apenas para os não vacinados. Segundo a diretora-geral assistente da OMS (Organização Mundial da Saúde) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, os surtos na Europa são em função do aparecimento de casos em pessoas não vacinadas.

A vacinação é ainda mais importante com o aparecimento de uma nova variante que preocupa a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela foi identificada na África do Sul, batizada de Ômicron (B.1.1.529), e tem uma proteína bastante diferente do vírus original. Ainda não se sabe se as vacinas aprovadas até o momento são eficazes para evitar sua infecção.

A partir da próxima segunda-feira (29), o Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da África por causa da nova variante.

Edição: Giovanna Fávero

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!