Liz Truss, primeira-ministra do Reino unido, renuncia ao cargo após 45 dias

Liz Truss
Ela fez a gestão mais curta da história da nação (Tim Hammond/No 10 Downing Street)

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou hoje (20) ao cargo. Ela fez a gestão mais curta da história da nação, passando apenas 45 dias no comando do governo. A renúncia veio após grande pressão.

Liz Truss assumiu a função após a saída de Boris Johnson, apenas dois dias antes da morte da rainha Elizabeth 2ª. Em um rápido posicionamento, ela disse que não poderia cumprir o mandato para o qual foi eleita.

Segundo ela, haverá uma eleição dentro do partido Conservador para escolher o novo primeiro-ministro, na próxima semana. Até que o processo seja concluído, ela segue no cargo.

De acordo com a BBC, Truss renunciou ao cargo depois de uma reunião com deputados conservadores, que pediram a saída dela da cadeira. A pressão contra a premiê, no entanto, vem desde o início do mês, quando a gestão dela anunciou propostas econômicas de corte de impostos e aumento de gastos públicos.

Essas novidades não teriam sido bem recebidas pelo mercado, causando uma desvalorização da libra. Já na última semana, as medidas foram revertidas, e o ministro da Economia foi trocado.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!