Após dois anos, MP denuncia portuguesa por racismo contra filhos de Ewbank e Gagliasso

giovanna ewbank e bruno gagliasso ministério público denuncia portuguesa racismo titi e bless
Ministério Público denunciou portuguesa por racismo contra Titi e Bless (Reprodução/Redes Sociais)

O Ministério Público de Portugal denunciou a portuguesa que cometeu racismo contra os filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. O caso aconteceu em 2022, quando Maria Adélia Coutinho Freire chamou Titi e Bless de “pretos imundos”.

Segundo o Uol, a denúncia foi motivada pelos advogados dos atores em Portugal, e acatada pelo Ministério Público quase dois anos após o casal prestar queixa. O MP denunciou a mulher por crimes de injúria, difamação e calúnia por motivações racistas.

Agora, o Ministério Público de Portugal vai apresentar o caso à Justiça, que decidirá por acatar ou não. A acusação cita que a portuguesa também insultou empregados do bar e turistas angolanos que estavam no local.

De acordo com a denúncia, Maria Adélia usou um tom elevado e ameaçador enquanto se referia às crianças como “pretos imundos”. Em meio a outras ofensas, a mulher teria dito que “Portugal não é lugar para pretos”.

Os atores foram até Portugal em junho de 2023 para prestar depoimento sobre o caso. À época, outras testemunhas também foram ouvidas.

Em julho de 2022, um vídeo de Giovanna Ewbank agredindo a portuguesa tomou conta das redes sociais. Os atores se pronunciaram, em entrevista ao Fantástico, dizendo que a mulher havia sido racista com Titi e Bless.

A confusão aconteceu em um restaurante na costa portuguesa. “Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu, como mulher branca, indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada”, disse Giovanna.

Segundo o casal, as crianças estavam na praia brincando e, de repente, um deles subiu para contar o que tinha acontecido. E aí a gente ficou chateado, bem chateado. E começou… E vocês viram aquelas imagens”, explicou Gagliasso.

Edição: Lucas Negrisoli
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!