Mulher acusa homem negro de tentar roubar o próprio carro

mulher acusa homem negro roubar carro
De acordo com o jovem, a mulher já fez a mesma coisa com outras jovens negras (Reprodução/@Akheyre76/Twitter)

Um jovem negro que mora na cidade de Bristol, na Inglaterra, publicou vídeos do momento em que foi acusado por uma mulher branca de estar roubando o próprio carro. Abdi Kheyre estava limpando o banco do passageiro em uma rua onde estaciona o veículo frequentemente, no sábado (22), quando a mulher o acusou de cometer um crime.

“Eu moro nesta área em Bristol há dez anos. Eu estaciono meu carro aqui há anos e nunca vi nada parecido com isso”, escreveu o jovem no Twitter, ao publicar o vídeo em que a mulher o acusa de tentar roubar o carro. “Você acha que estou tentando roubar meu próprio carro porque eu sou negro?”, pergunta o jovem à mulher, na gravação. “Parece que você está tentando pegar algo do porta-luvas de alguém”, responde ela.

O jovem, então, pede que a mulher chame a polícia para que ele prove que o carro é dele. Ela rebate as acusações de racismo e diz que a acusação “não tem nada a ver com raça”. Em outro vídeo, ela volta para pedir desculpas e diz que os dois deveriam virar amigos, mas Abdi recusa o pedido e grita para que ela vá embora.

“Eu moro e estaciono nessa área há anos e eu nunca ouvi falar ou vi carros sendo quebrados ou roubados aqui, ela me acusou por causa da minha raça”, completou ele no Twitter. Abdi contou ao jornal Bristol Live que a mulher perguntou a ele, várias vezes, qual era o número da placa do carro antes dele começar a filmar o ocorrido. Segundo o jovem, ele gravou tudo para se proteger caso a mulher ligasse para a polícia e mentisse sobre o que havia acontecido.

Apoio e críticas

Os vídeos publicados por Abdi no Twitter têm mais de 3 milhões de visualizações e dividiram usuários da internet. Alguns defenderam o jovem e acusaram a mulher de racismo, mas outros disseram que ele foi muito rude com ela e que a reação foi exagerada. Depois da repercussão, ele publicou uma mensagem e agradeceu pelo apoio que recebeu.

“Nas últimas 24 horas, estou recebendo muito apoio de pessoas ao redor do mundo. Muito obrigado por isso! Também quero esclarecer algumas coisas. A todos que estão dizendo que eu parecia suspeito e que ela só estava tentando impedir um ‘crime’, eu digo que vocês estão errados. Eu vou dizer isso de novo, como já disse antes, mas eu vivo nessa área há mais de dez anos e nunca vi ou ouvi falar de um crime relacionado a um carro”, escreveu Abdi no Twitter.

“Na mesma manhã, quatro casais passaram por mim, disseram ‘bom dia’, e ninguém achou que eu estava fazendo nada suspeito. E a consideração final é que esta mulher já fez isso antes com jovens negras, então eu não sou a primeira pessoa negra que ela acusa de roubar o próprio carro! P.S.: para as pessoas que falaram que eu não deveria ter falado palavrões, vão se foder. Se alguém está sendo racista com você, você não vai fazer nada e vai ficar calmo? Não. Não seja simpático com racistas. Basta”, completou.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!