Piloto de avião é demitido após dormir por 10 minutos em voo internacional

Itália avião
Caso aconteceu enquanto avião sobrevoava território francês (Divulgação/ITA Airways)

Um piloto de avião foi demitido após dormir durante um voo na Itália no dia 30 de abril deste ano. A história só veio à tona recentemente, em reportagem do jornal italiano La Repubblica. Segundo a publicação, o profissional deixou a aeronave ultrapassar aeroportos de desembarque no país. O outro piloto do voo que vinha de Nova York e o destino final era Roma estava na hora de descanso previamente programada. A aeronave era um modelo Airbus A330-200.

De acordo com o jornal, o voo AZ609, da Ita Airways, teria ficado por pelo menos 10 minutos sem nenhum piloto consciente a bordo. Foi o tempo necessário para que o controle de tráfego aéreo tentasse fazer contato com a dupla da cabine.

Alerta de possível ataque terrorista

Enquanto a aeronave sobrevoava a França, ocorreu a falta de contato. Com isso, o país soou um alerta de possível ataque terrorista, com as autoridades francesas alertando os italianos da possibilidade de avião ter sido sequestrado.

Ainda segundo a publicação do jornal italiano, dados do avião mostram que a aeronave não sofreu perda de altitude no intervalo de tempo que ficou sem comunicação.

A Ita Airways fez uma investigação para checar o que houve na cabine da aeronave. Após a conclusão do caso, o piloto foi demitido da empresa por não agir conforme as normas de segurança da companhia aérea.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!