Professor de BH é o primeiro brasileiro a receber importante prêmio de física

Fernando Brandão/Arquivo pessoal/Reprodução

O mineiro Fernando Brandão é o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio da American Physical Society (APS), uma das honrarias de física mais importantes do mundo. A premiação ocorre uma vez por ano e contempla profissionais de destaque. O físico ganhará R$ 20 mil e o título em uma conferência da APS, na Califórnia (EUA), em março do ano que vem.

Fernando é professor da Caltech, um instituto de ciência e engenharia de renome mundial, localizado em Pasadena (EUA). Com graduação e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o físico é especializado em computação quântica. Ele fala ao BHAZ sobre a importância do prêmio, pela primeira vez conquistado por um brasileiro.

“Fico muito feliz com o prêmio, é um reconhecimento do meu trabalho nos últimos 12 anos nessa área. O trabalho que eu faço é entender quais são as aplicações que teremos o dia em que conseguirmos construir um computador quântico”, explica o professor.

De acordo com Fernando, será um computador bem diferente dos que estamos acostumados atualmente. “Será baseado nas leis da mecânica quântica, que são as leis físicas que descrevem o mundo microscópico, com fótons, elétrons, etc. Há mais de 30 anos a comunidade científica tem essa ideia de que é possível usar esses fenômenos quânticos para construir um computador bem melhor. Ainda não estamos lá, mas o processo está andando rapidamente”, completa.

A American Physical Society (APS) foi fundada em 1899 e é a segunda maior organização de físicos do planeta, superada apenas pela Deutsche Physikalische Gesellschaft, na Alemanha. A APS tem mais de 46 mil membros, com a publicação de mais de 12 revistas científicas, incluindo a mundialmente renomada Physical Review e a Physical Review Letters. Além disso, organiza mais de vinte encontros científicos anuais.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!