Professor coloca berço no escritório para apoiar estudante com filha bebê

Berço MIT
Apesar da chuva de elogios que recebeu, o professor destaca que a mãe é a verdadeira heroína (Reprodução/@JTroyLittleton/Twitter)

Estudar na melhor universidade do mundo já não é fácil, mas fazer isso cuidando de um bebê é ainda mais difícil. Um professor da MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, resolveu auxiliar a sua aluna nessa missão e tornar a rotina da nova mãe um pouco mais acessível. Troy Littleton comprou um berço e colocou no escritório dele, na faculdade, para ajudar Karen Cunningham a se concentrar mais nas aulas, e a atitude viralizou na internet.

Karen Cunningham é a mãe de Katie, de 10 meses, e aluna de pós-graduação na universidade. Ela está estudando moscas e escrevendo a sua tese. “Uma das razões pelas quais escolhi o MIT foi porque obtive uma resposta muito positiva do departamento de biologia quando mencionei o fato de que definitivamente gostaria de ter um filho durante a pós-graduação”, contou Karen ao Good Morning America. “Eu estava pensando nisso o tempo todo.”

A universidade tem creches no campus e até promove um chá de bebê para as futuras mães, mas, com a pandemia, o serviço tinha sido suspenso. O auxílio de amigos e familiares também deixou de ser uma opção, e apesar do papel muito ativo e engajado do marido, nas palavras de Karen, o apoio dos demais seria de grande ajuda.

“O primeiro ano como pai e mãe é difícil e é útil ter muito apoio”, disse Cunningham. “Eu acho que durante a pandemia os pais foram isolados de muito de seu apoio, então [o berço] é definitivamente um acréscimo e realmente maravilhoso”, disse.

Uma discussão ainda maior

O professor conversou com a aluna após perceber que ela não se concentrava nas aulas e muitas vezes não ia para a faculdade, porque tinha que ficar com a bebê. A decisão do professor de comprar um berço foi também para ajudar outras alunas que passam pelo mesmo problema.

Karen conta que Troy ainda permitiu que ela instalasse um monitor, para saber quando a filha precisaria dela. Dessa forma, ela consegue estar na sala de aula, sabendo que a bebê está bem. “Eu posso ouvi-la de minha cadeira e do laboratório. Assim posso fazer o trabalho que preciso. Não é um substituto para o cuidado infantil, mas é muito útil”, disse Karen.

Quando Troy Littleton tirou uma foto do berço em seu escritório e a compartilhou no Twitter, a postagem rapidamente se tornou viral e gerou uma discussão sobre as dificuldades que as mães trabalhadoras enfrentam e como apoiá-las. “Meu novo equipamento preferido para o laboratório – um berço móvel em meu escritório para que minha aluna de pós-graduação possa trazer sua filha de 9 meses quando necessário e eu consiga brincar com ela enquanto sua mãe faz alguns trabalhos” escreveu Troy.

O professor explica que o tuíte veio apenas com o intuito de compartilhar a sua alegria ao ver a pequena Katie pela primeira vez e de ter a oportunidade de, ocasionalmente, quando Karen quisesse trazê-la, poder brincar um pouco com a bebê. “Essa foi a origem do tuíte, não a partir de qualquer ideia de que criaria uma grande discussão sobre os desafios que as mães enfrentam no local de trabalho”, explica.

“Mas estou feliz que tenha tido esse efeito, porque precisamos resolver essas questões, tanto na academia quanto em um nível mais amplo”, disse. “Esse é um assunto muito importante para nossa comunidade.”

O professor ainda fez questão de destacar quem é o verdadeiro herói da história. “Eu gostaria que as pessoas pudessem localizar o verdadeiro herói aqui. É a mãe e estudante de pós-graduação, não eu. Ela é incrível por fazer tudo o que ela precisa com sua filha e ainda continuar com seu projeto de pesquisa da tese”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!