Sarcófago egípcio de 2.500 anos é aberto diante do público e ação gera críticas

sarcófago aberto egito
Vídeo de abertura de sarcófago provoca polêmica na web (Reprodução/Twitter/@News_Mena_)

Viraliza pelas redes sociais, ao longo deste domingo (4), um vídeo que mostra a abertura de um sarcófago de 2.500 anos no Egito. A abertura ocorreu ontem (3) em uma necrópole de Saqqara, no Sul do país, diante de arqueólogos e do público em geral. A forma como um dos objetos foi manuseado tem gerado críticas nas redes sociais, além de memes.

Ao todo, 59 múmias foram encontradas em três diferentes poços naquela região. Segundo o ministro do turismo e antiguidades do Egito, Khalid el-Anany, os sarcófagos têm mais de 2.500 anos. “Eu considero isso uma grande descoberta”, afirmou el-Anany. Ele ainda acredita que muitos outros serão descobertos na mesma região.

Nas imagens do vídeo que viralizou, é possível ver o momento em que uma das urnas é aberta diante do público. As pessoas filmam o sarcófago e um homem chega a tocar na múmia sem usar luvas para proteger o objeto. Nas redes sociais, internautas se espantam com a descoberta, o fato de todos estarem diante do sarcófago e até especulam sobre possíveis maldições.

Assista ao vídeo e veja parte da repercussão:

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!