Nasa descobre poços lunares com temperaturas ‘confortáveis’ para seres humanos

Nasa poços lua
Poços na lua podem servir de abrigo para missões espaciais (NASA/GSFC/Arizona State University)

Cientistas financiados pela agência norte-americana Nasa descobriram locais sombreados dentro de poços na lua com temperaturas suportáveis por seres humanos. Utilizando dados do Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO), foi possível descobrir que, por lá, os termômetros marcam cerca de 17ºC.

Os poços e cavernas para os quais eles podem levar, tornariam os locais termicamente estáveis ​​para exploração lunar. Isso em comparação com áreas na superfície da lua, que podem atingir 127ºC de temperatura durante o dia, e 173ºC à noite. A exploração lunar faz parte do objetivo da Nasa de explorar e entender o desconhecido no espaço.

Os poços foram descobertos na lua em 2009 e, desde então, os cientistas se perguntam se eles levariam a cavernas que poderiam ser exploradas ou usadas como abrigos. Os poços ou cavernas também ofereceriam alguma proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.

“Cerca de 16 dos mais de 200 poços são provavelmente tubos de lava colapsados”, disse Tyler Horvath, estudante de doutorado em ciência planetária da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que liderou a nova pesquisa, publicada recentemente na revista Geophysical Research Letters.

Registros dos poços lunares feitos pelo LRO (NASA/GSFC/Arizona State University)

“Os poços lunares são uma característica fascinante na superfície lunar”, disse o cientista do projeto LRO Noah Petro, do Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland.

“Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las”.

Tubos de lava, também encontrados na Terra, se formam quando lava derretida flui sob um campo de lava resfriada ou uma crosta se forma sobre um rio de lava, deixando um longo túnel oco. Se o teto de um tubo de lava solidificado desmoronar, ele abre um poço que pode levar ao resto do tubo em forma de caverna.

Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Sub-editor no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Comentários