Ucrânia ensina população a preparar coquetel molotov para defesa contra Rússia: ‘Neutralizem o ocupante’

ucrânia bomba caseira
Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, civis devem permanecer em casa (Imagem ilustrativa/Inventions/YouTube + Reprodução/GloboNews)

O Ministério da Defesa da Ucrânia pediu que a população do município de Obolon faça coquetéis molotov – bombas caseiras improvisadas com substâncias inflamantes – para se protegerem contra as investidas russas. Os ucranianos estão sob ataque desde a madrugada de ontem (24) e vários pontos do país foram bombardeados.

No perfil oficial da pasta, a solicitação também prevê que os residentes da localidade permaneçam recolhidos. A Ucrânia instaurou lei marcial desde que a nação rival anunciou a invasão, definida como “de larga escala” por Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores.

“Pedimos aos cidadãos que informem sobre a circulação dos equipamentos! Façam coquetéis Molotov, neutralizem o ocupante! Moradores pacíficos, tenham cuidado. Não saiam de casa!”, diz o perfil oficial do Ministério da Defesa ucraniano no Twitter.

Ucrânia simplifica entrega de armas

Nessa quinta-feira (24), o Serviço Estadual de Guarda de Fronteiras ucraniano convocou reservistas para aumentar a resposta do país em face dos avanços russos. Além disso, apelou aos recrutas que já serviram o departamento de fronteira, mas não conseguiram entrar na reserva operacional militar.

Em comunicado oficial, o país definiu o período bélico contra a Rússia como difícil. “A Ucrânia precisa de você nestes tempos difíceis para o estado. A vitória só pode ser comum”, diz nota, afirmando que os cidadãos deveriam se apresentar às unidades fronteiriças no prazo de quatro dias.

Alexei Yurievich Reznikov, que chefia a Defesa da Ucrânia, declarou ontem (24) que o país está simplificando a entrega de armas para guerrear. “Simplificamos todos os procedimentos. Leve apenas o passaporte. SOMENTE PASSAPORTE. Damos armas a todos os patriotas que estão prontos para usá-las sem hesitação contra o inimigo!”, inicia o tuíte.

Reznikov pediu também que todos mantenham a calma e a ordem. “Acreditamos nas Forças Armadas. Glória à única Ucrânia!”, escreveu.

Mísseis atingem capital da Ucrânia

Na manhã desta sexta-feira (25), enquanto as forças russas avançam em território ucraniano, mísseis atingiram a capital Kiev. O presidente Volodymyr Zelenskiy pediu maior apoio da comunidade internacional, afirmando que as sanções anunciadas até o momento não são o suficiente.

Na cidade de 3 milhões de pessoas, sirenes que alertam sobre ataques aéreos soaram. E os estragos já atingem cidadãos comuns, de acordo com autoridades ucranianas. Ao que tudo indica, uma aeronave da Rússia foi abatida e se chocou com um edifício na capital, incendiando-o e ferindo oito pessoas.

Já em um local próximo ao aeroporto principal de Kiev, janelas foram destruídas em um bloco de apartamentos de dez andares. Como resultado, uma cratera de dois metros, cheia de escombros, mostra o local atingido pelos instrumentos bélicos russos, na noite de ontem (24).

Em Kharkiv, a segunda maior cidade do país, testemunhas relataram explosões estrondosas. “O inimigo me marcou como alvo número um. Minha família é alvo número dois. Eles querem destruir a Ucrânia politicamente, destruindo o chefe de Estado”, disse o presidente Zelensky em vídeo.

Um alto funcionário ucraniano informou que as forças do exército russo devem partir para áreas fora da capital mais tarde. Além disso, afirma que as tropas ucranianas defendem posições em quatro frentes, apesar da desvantagem numérica.

Com Agência Brasil

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!