VÍDEO: Sem cilindro de oxigênio, mergulhador profissional desmaia a 125 metros de profundidade

mergulhador desmaia
O mergulho é feito sem o uso de cilindros de oxigênio (Divulgação/miguel_apnea/Instagram)

Miguel Lonzano, mergulhador espanhol e vice-campeão mundial de mergulho em apneia, desmaiou a 125 metros abaixo da superfície. Ele tentava bater o recorde mundial de profundidade nas águas de Honduras.

Nas redes sociais, o mergulhador compartilhou o momento dos resgate. Na legenda, Miguel disse preferir não compartilhar acidentes durante o mergulhos para “evitar dar uma imagem ruim” do mergulho e “aproximar o mergulho livre do público em geral”. Desta vez, no entanto, resolveu compartilhar para mostrar a segurança na prática do esporte.

“Acidentes raramente ocorrem, mas quando acontece, como parte do nosso esporte e com os protocolos apropriados, como você pode ver no vídeo”, alertou Miguel.

Apesar do susto, Miguel afirma não ter sofrido nenhuma complicação devido o desmaio.

No vídeo curto divulgado pelo atleta, dá pra ver os procedimentos de resgate. Os socorristas primeiramente fecham a boca do mergulhador para que ele não afogue, depois eles retiram a corda que é usada para auxiliar a descida do mergulhador para facilitar o resgate. Por fim, Miguel é levado para a superfície.

Mergulho apneia

Mergulho livre, ou mergulho em apneia, é uma forma de mergulho que depende da retenção da respiração exclusivamente do atleta até a superfície, em vez de usar um aparelho de respiração, como equipamento de mergulho.

Além dos limites de prender a respiração, a imersão na água e a exposição à alta pressão do fundo do mar também têm efeitos fisiológicos que limitam as profundidades e a duração possíveis do mergulho livre.

Edição: Roberth Costa
Mateus Felipe[email protected]

Graduando em Jornalismo pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!