Aeroporto Carlos Prates: Zema diz que pretende ajudar PBH a pedir desativação

zema aeroporto carlos prates
Governador falou sobre o aeroporto em evento nesta segunda (Sofia Leão/BHAZ + CBMMG/Divulgação)

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou que pretende apoiar a Prefeitura de Belo Horizonte nos esforços para assumir a administração do Aeroporto Carlos Prates, após mais um avião cair na região. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), Zema disse que é a favor de mudanças no aeroporto e que compartilha da “causa do município” de BH.

“É uma situação preocupante. Eu sou favorável a mudanças naquele aeroporto, que hoje tem jurisdição federal. Na minha opinião, aquela atividade deveria ser centralizada no Aeroporto da Pampulha, que não está tão longe assim e que oferece uma série de recursos de segurança que o Carlos Prates não tem, disse o governador.

Zema afirmou ainda que acredita que deveria ser avaliada a construção de uma área ecológica na região do aeroporto: “Já que ali é cercado de residências, uma área que melhore a qualidade de vida da redondeza ali”. A entrevista coletiva aconteceu durante uma visita à Escola Estadual Barão do Rio Branco, que contou com a presença da delegação da Alemanha.

Prefeito de BH cobra desativação

Ainda nesta manhã, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, recebeu o vice-presidente Geraldo Alckmin na Pampulha e aproveitou para cobrar a desativação do Aeroporto Carlos Prates. Acompanhado do presidente da Câmara Municipal de BH, o vereador Gabriel Azevedo, Fuad pediu que a área seja destinada a demandas urbanas.

Geraldo Alckmin está em BH para participar de evento com o governador Romeu Zema e com a delegação da Alemanha. Ainda hoje, na visita que precedeu o evento, Zema concordou com a sugestão de destinar a área do Aeroporto Carlos Prates à construção de residência para o programa Minha Casa, Minha Vida – uma das propostas do prefeito Fuad Noman.

“Também seria uma boa solução, no meio de uma área verde, com toda a certeza seria mais bem aplicado do que simplesmente atender um público muito pequeno que tem ali aviões em hangar”, disse o governador. Zema afirmou ainda que tem a intenção de ajudar BH a “solicitar ao governo federal que disponibilize essa área”. “A causa do município é a nossa causa também”, ponderou.

Piloto morreu após queda de avião

A discussão sobre o Aeroporto Carlos Prates voltou à tona após mais um acidente envolvendo um avião de pequeno porte na região. No último sábado (11), o veículo caiu sobre duas casas ao tentar pousar no aeroporto. O piloto morreu e a filha dele, que também estava no avião, ficou em estado grave.

Autoridades da Polícia Civil e do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estiveram na região nesse domingo (12), para coletar informações que subsidiem as investigações sobre o caso. O Corpo de Bombeiros também esteve no local para evitar o risco de explosão e deve voltar nesta segunda para fazer a retirada do avião, que será um trabalho complexo.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!