Banco é condenado a indenizar ex-funcionária por assédio moral após aborto espontâneo

mulher agredida por clientes
Justiça condenou banco a indenizar ex-funcionária em R$ 50 mil por assédio moral após ela sofrer um aborto espontâneo (Reprodução/TRT-Minas)

A Justiça do Trabalho determinou que um banco deverá indenizar uma ex-funcionária vítima de assédio moral depois da gravidez em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais. A decisão, divulgada nessa segunda-feira (11), relata que a empresa deverá pagar R$ 50 mil para a bancária.

A mulher alegou que retornou de uma licença médica após aborto espontâneo e começou a sofrer tratamento discriminatório por parte de supervisores. Ela inclusive foi transferida para agência de outra cidade dois meses depois que voltou a trabalhar.

O banco negou e disse que a mudança não teve nada a ver com a gravidez. Mas, de acordo com o magistrado, as provas apresentadas que envolvem principalmente as testemunhas confirmaram o assédio moral.

Os colegas de trabalho informaram que presenciaram a discriminação e tratamento agressivo por causa de uma supervisora. E que ouviu a superior dizer “que tinha nojo da reclamante pelo fato de ela ter engravidado e abortado”.

Além disso, as testemunhas disseram que uma forma de retaliação à gravidez das mulheres era transferi-las para agências menores, inclusive com perdas salariais.

Para o juiz, Frederico Alves Bizzotto da Silveira, o banco causou prejuízo moral à ex-funcionária por causa do tratamento discriminatório e determinou que a empresa deverá indenizar a mulher.

Na sentença o magistrado afirma que “os atos grosseiros e desrespeitosos da superiora hierárquica da reclamante ferem a civilidade mínima que se deve ter a qualquer pessoa, quanto mais no ambiente de trabalho”.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!