Bombeiros de Minas são enviados para prestar ajuda a Petrópolis

14 bombeiros chegarão a Petrópolis para prestar auxílio nas buscas
14 bombeiros chegarão a Petrópolis para prestar auxílio nas buscas (Bombeiros MG/Divulgação)

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi para Petrópolis com a finalidade de apoiar os trabalhos de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro no desastre provocado pelas chuvas. O grupo com 14 militares partiu para o Rio nesta sexta-feira (18) às 13h. Até agora, a tragédia registrou 120 mortos e 116 desaparecidos.

A equipe de bombeiros é composta por especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães, além de ser uma referência em capacitação para outros estados. Os bombeiros contam também com a experiência de atuação em várias catástrofes semelhantes como Mariana, Brumadinho, a ajuda humanitária oferecida a Moçambique e Haiti e, por último, no trabalho integrado nas chuvas que atingiram a Bahia. 

A equipe que foi para Petrópolis conta ainda com dois cães especializados em busca em estruturas colapsadas e quatro viaturas. Os socorristas levam também tecnologias que auxiliam nas buscas na área, como detector de vida, detector de vida sísmico, bote, barco, geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento e salvamento em enchentes, entre outros.

Os militares irão atuar de forma integrada ao CBMERJ em ações de busca, salvamento, prevenção e gestão do Sistema de Comando de Operações. 

Chuvas na Bahia

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais também integrou a força-tarefa nacional que ofereceu apoio aos moradores do Sul da Bahia, vítimas de inúmeros impactos provocados pelo alto volume de chuvas em 2021. Foram cinco bombeiros a bordo da aeronave Arcanjo 02, além de mais três guarnições com 11 socorristas que seguiram por terra, chegaram ao município de Ilhéus para prestar serviços de busca e salvamento.

As ações foram integradas com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e demais órgãos de Defesa Civil do estado e do governo federal. Para a realização dos trabalhos, os militares mineiros levaram equipamentos diversos de salvamento, como cesto de aeronave para remoção de pessoas ilhadas, carretinha de transporte, um bote e um barco. A comitiva do Corpo de Bombeiros também leva dois geradores, luzes de cena, materiais de escoramento e salvamento em enchentes, dentre outros.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!