Campanha reforça importância da doação de leite humano: ‘Valioso ato de amor’

Divulgação/Fhemig

Da Agência Minas

No mês dedicado às mães, também é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.  A data de 19 de maio marca a Semana Estadual de Conscientização da Doação de Leite Humano, no período de 19 a 25 de maio.

Para lançar a campanha deste ano, foi realizado nessa terça-feira (21) o encontro de mães doadoras e receptoras de leite materno do Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares (BLH/MOV), da Rede Fhemig, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

As mães contaram suas experiências ressaltando a importância da amamentação e da doação do leite materno para os bebês prematuros.

“Aprendi que, quanto mais se doa o leite, mais produzimos. É um valioso ato de amor, que nos gratifica por toda a vida”, conta a madrinha da campanha Theonílha Menotti, esposa do cantor César Menotti e mãe de Maitê, hoje com 1 ano de idade. Theonílha contou ainda que foi atendida com carinho pela equipe quando precisou de ajuda no período de amamentação da filha.

Lançamento da campanha ocorreu nessa terça-feira, na capital mineira (Renato Cobucci/Imprensa MG)

Uma das mães que recebe leite para seu filho é Edirlane de Souza. Gabriel nasceu com 28 semanas de gestação e está há três meses internado na Maternidade Odete Valadares. “Não consegui amamentar, meu estado psicológico ficou totalmente abalado ao ver aquela criaturinha na incubadora. Com o leite doado, ele vem ganhando peso, se fortalecendo e, hoje, sei que vamos conseguir”, comemora Edirlane.

A diretora da Maternidade Odete Valadares (MOV), Flávia de Oliveira, comenta sobre a “energia maravilhosa do encontro” e agradeceu o altruísmo e o compromisso da equipe de profissionais do Banco de Leite Humano. Também agradeceu às doadoras pela sensibilidade e solidariedade.

Aumento nas doações

Em 2018, Minas Gerais conseguiu captar mais de 9 mil litros de leite nos 29 postos de coleta distribuídos pelo Estado. Com este volume, foi possível atender a 5,4 mil bebês prematuros internados em hospitais da capital e do interior.

“Nos últimos anos, estamos percebendo uma maior conscientização sobre a importância da doação de leite humano, o que reflete no volume crescente de doações. Mas todos os bancos de leite precisam abastecer seus estoques e, à medida que os meses vão passando, também precisam renovar seus cadastros de doadoras”, explica a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares e dos Bancos de Leite de Minas Gerais, Maria Hercília de Castro Barbosa.

Para doar, a mulher precisa estar saudável, com os exames de hepatite, HIV e sífilis negativos e não ter feito transfusão de sangue no último ano. Também não pode ingerir bebida alcoólica, fumar e fazer uso de medicamentos que são contraindicados durante a amamentação.

Banco de Leite da MOV

O BLH/MOV é referência estadual em amamentação. Em 2019, completa 33 anos de existência. Atualmente, consegue de 250 a 270 litros de leite humano doados que vão para cerca de 130 bebês prematuros por mês.

Minas Gerais tem hoje 14 bancos de leite, localizados nos municípios:

  • Araxá,
  • Varginha,
  • Passos,
  • Uberaba,
  • Uberlândia,
  • Viçosa,
  • Ubá,
  • Juiz de Fora,
  • Brasília de Minas,
  • Montes Claros,
  • Ouro Preto e
  • Belo Horizonte (MOV e Hospital Sofia Feldman).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!