Cenário se agrava e Minas tem 12 das 14 regiões na onda vermelha

Pessoas andando na rua
Minas Gerais tem 12 das 14 macrorregiões de saúde na onda vermelha e duas na amarela (Amanda Dias/BHAZ)

A macrorregião Triângulo do Norte vai regredir para a onda vermelha do Plano Minas Consciente. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, após uma piora dos indicadores. Por outro lado, a macrorregião Sudeste apresentou melhora nos índices da doença e poderá avançar para a onda amarela, se juntando à macrorregião do Vale do Aço. 

Com a mudança, Minas Gerais tem 12 das 14 macrorregiões de saúde na onda vermelha e duas na amarela. Na média estadual, a taxa de incidência da doença cresceu 13% nos últimos 14 dias. Apesar de os dados monitorados pela Sala de Situação apontarem que a incidência da doença no estado continua alta, os óbitos e a espera por leitos não acompanham a mesma tendência.

mapa minas consciente
Maioria das regiões segue em situação alarmante (Imprensa MG/Divulgação)

Monitoramento mais rígido

Por apresentarem dados mais preocupantes, as macrorregiões Sul, Centro-Sul, Leste do Sul, Oeste e Nordeste, todas inseridas na onda vermelha, passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores “Incidência” e “Espera por Atendimento”. Esse monitoramento mais rígido tem o objetivo de identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

Para reforçar o enfrentamento à pandemia nessas localidades com situação mais crítica, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem realizado a transferência de pacientes, bem como o diagnóstico para que ocorra ampliação no número de leitos, monitoramento dos casos e envio de forças-tarefas para os municípios.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!