Humoristas fazem shows simultâneos ao redor do país para ajudar atingidos pelas chuvas em Minas

Chuva em Minas
Últimas semanas de chuvas intensas em Minas Gerais causaram diversas mortes e estragos (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Mais um projeto social nasce para ajudar as pessoas atingidas pelas fortes chuvas que passaram por Minas Gerais nas últimas semanas. A campanha “Comediantes Humanitários” juntou humoristas a nível nacional para apresentações simultâneas em várias regiões do país, com o valor arrecadado a ser destinado à Cruz Vermelha Brasileira.

A ideia foi do humorista Márcio Américo, que reuniu profissionais de peso como Helio de La Peña e Sérgio Mallandro. A primeira edição acontece na próxima terça-feira (25), a partir das 20h, em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (veja mais abaixo).

“Tive a ideia durante um intervalo de gravações do filme que estou rodando aqui no Sul. Mandei para um grupo de amigos no WhatsApp e não imaginava que a adesão tomaria toda essa proporção. O brasileiro é de fato muito solidário”, conta Márcio Américo.

Kayete, Paloma Santos, Eraldo Fontiny , Gustavo Mendes, Diogo Portugal, Carlos Nunes e Claudio Torres Gonzaga são alguns dos outros nomes da comédia nacional que participarão da iniciativa “Comediantes Humanitários”.

‘Comediantes Humanitários’

As apresentações ocorrerão simultaneamente às 20h da terça-feira, nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Curitiba, Londrina, Taubaté, Mongaguá, Maringá, Sorocaba, Guarulhos ,Chapecó, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Serão vários shows de comédia ao redor do país, e toda a verba dos ingressos será destinada à Cruz Vermelha Brasileira para que os recursos ajudem as pessoas atingidas pelas chuvas em Minas.

As informações sobre as apresentações e as atualizações sobre o projeto estão sendo publicadas no perfil do Instagram e no site da campanha “Comediantes Humanitários”, neste link e neste link.

As apresentações duram uma hora e a classificação é de 16 anos.

‘Mínimo de dignidade’

A campanha buscou o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o diretor de Articulação Institucional e Mobilização da Defesa Civil de Belo Horizonte, Roger Victor, para saber mais sobre o melhor destino para as verbas.

Os responsáveis se prontificaram e apontaram as demandas mais urgentes da população afetada pelas chuvas. Em reunião virtual na última sexta-feira (14), com a presença de humoristas, produtores e das autoridades, foram apresentados relatos sobre a magnitude do problema em Minas Gerais.

“Já destinamos mais de 11 milhões de reais para o Governo de Minas Gerais para compra de alimentos, colchões e kits de higiene pessoal. Mas as pessoas perderam absolutamente tudo”, disse o secretário Alexandre Alves. 

“Não tem fogão, botijão de gás e sequer panelas para prepararem suas refeições. Além do mais… ninguém quer dormir num colchão no chão. As pessoas precisam de um mínimo de dignidade”, completou ele durante a reunião.

Roger Victor, da Defesa Civil de BH, reforçou a importância da divulgação do número 40199, serviço de abrangência nacional que divulga por SMS os alertas meteorológicos do órgão.

“A pessoa só precisa enviar um SMS com o número do seu CEP para se cadastrar, e vai passar a receber mensagens sobre previsões sempre que surgir uma situação de risco  sendo informado diretamente em seu telefone”, disse.

Chuvas em Minas

As últimas semanas de chuvas intensas em Minas Gerais causaram diversas mortes e estragos. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil estadual nesta segunda-feira (17), 25 pessoas já morreram em decorrência do período chuvoso, desde o início de outubro de 2021, quando ele teve início.

O número ainda não inclui as 10 vítimas da tragédia de Capitólio, que serão computadas no balanço até o encerramento das investigações do caso.

O governador Romeu Zema (Novo) decretou a criação de um comitê para combate às consequências da chuva. Ele também decretou luto oficial de três dias no estado por conta das tragédias do início do ano.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!