Doações para Minas: Entidades se mobilizam para ajudar afetados pelas chuvas; veja como contribuir

Doações em Minas
S.O.S Chuvas Minas Gerais é uma das iniciativas para arrecadar doações (Reprodução/Imprensa MG)

Em virtude das fortes chuvas que acometem o estado, as doações em Minas Gerais cresceram desde o final do ano passado. Atualmente, entidades se mobilizam para arrecadar alimentos perecíveis, agasalhos e itens de higiene pessoal no intuito de ajudar famílias desabrigadas ou desalojadas a se restabelecerem após os impactos causados pelas enchentes.

O mau tempo surpreende meteorologistas e, somente em BH, a chuva ultrapassou a média histórica para todo o mês. Nas redes sociais, a Defesa Civil de Minas segue emitindo alertas sobre as intempéries. Veja abaixo o que doar e para onde encaminhar seus donativos e/ou quantia em dinheiro.

S.O.S Chuvas Minas Gerais

Em meio a diversas mobilizações, está a campanha S.O.S Minas Gerais. A ação do governo mineiro ocorre em parceria com a PMMG (Polícia Militar), a PCMG (Polícia Civil), a Defesa Civil, o CBMMG (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais), a Verdemar e o Servas (Serviço Social Autônomo).

Segundo os bombeiros, interessados podem doar água, alimentos não-perecíveis, cobertores, colchões, roupa de cama, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Todo o material recebido será destinado à Defesa Civil do estado, além das entidades que estão acolhendo famílias desabrigadas em virtude das enchentes.

Onde doar?

Os cidadãos podem se dirigir a todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além de Delegacias da Polícia Civil de Minas Gerais. Quem preferir pode levar os itens até o Posto de Coleta do Servas, na avenida Cristóvão Colombo, 683, Belo Horizonte. Para mais informações, basta ligar (31) 3349-2400.

Assembleia Solidária

No estado, a campanha “Atingidos pela Chuva”, organizada pelo programa Assembleia Solidária, recebeu R$ 10 mil da AGECEF BH (Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte) na semana passada, a maior doação em dinheiro até o momento.

Segundo a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), a Assembleia Solidária foi criada pelo legislativo mineiro em 2011 e, desde então, mobiliza cidadãos, entidades e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais. Diante da situação de calamidade, a campanha em parceria com a Cruz Vermelha tem o objetivo de arrecadar recursos para aquisição de itens prioritários.

Ainda segundo o órgão, a arrecadação ocorrerá enquanto se mantiver a situação de emergência. Interessados podem fazer doações em dinheiro ou mesmo encaminhar donativos como água mineral, alimentos não-perecíveis e artigos de higiene aos atingidos.

Onde doar?

Para encaminhar donativos:

  • Compareça ao Hall Administrativo do Palácio da Inconfidência: Assembleia Legislativa – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG.
  • Horário: 7h30 às 19 h.

Pix para doar dinheiro:

Depósito ou transferência bancária:

  • Banco: Banco Sicoob S.A
  • Agência: 4028
  • Conta poupança: 64.190.851-2
  • Nome: Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg)

Para mais informações, ligue (31) 2108-7800 ou clique aqui.

Tribunal de Justiça de MG

O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) também está se movimentando para arrecadar alimentos não-perecíveis e roupas a fim de auxiliar moradores atingidos pelo mau tempo.

Todas as doações serão destinadadas a áreas como Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Para quem preferir, também é possível ceder quantias em dinheiro.

Onde doar?

Para encaminhar donativos:

  • Edifício Sede – Avenida Afonso Pena 4001, Serra;
  • Fórum Lafayette – Avenida Augusto de Lima, 1549, Barro Preto;
  • Fórum Unidade Raja – Avenida Raja Gabaglia, 1753, Luxemburgo;
  • Unidade Goiás – Rua Goiás, 229 – Centro.

Depósito ou transferência bancária:

  • Nome: Núcleo de Assistência Servidor Solidário 
  • Banco do Brasil (001)
  • Agência: 3014-7
  • Conta corrente: 130445-3
  • CNPJ 08.584.712/0001-07

Para mais informações, ligue (31) 3306-3920 ou clique aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!