Moradores de Poços de Caldas fazem ‘escudo humano’ para impedir corte de árvores

escudo humano árvores
Moradores de Poços de Caldas fizeram um ‘escudo humano’ para impedir o corte de árvores em uma avenida da cidade no último domingo (Reprodução/@pocoscomarvores/Instagram)

Moradores de Poços de Caldas, no Sul de Minas, fizeram um “escudo humano” para impedir o corte de árvores em uma avenida da cidade no último domingo (18). Imagens publicadas nas redes sociais mostram pessoas se agarrando às árvores para impedir o serviço que seria realizado por funcionários da prefeitura.

No Instagram, o movimento Poços com Árvores afirmou que a administração da cidade teria o interesse de retirar as árvores do local para reativar o monotrilho, linha férrea desativada que interligava o terminal rodoviário da cidade até a área central.

Ainda segundo o grupo de ambientalistas, a prefeitura não teria um estudo concreto que prove que a saúde daquelas árvores estaria comprometida, colocando em risco pedestres e motoristas.  

“A gente fez o que a gente podia fazer de uma forma pacífica. Fizemos um cordão humano para se colocar na frente das máquinas, os nossos próprios corpos, para impedir esse absurdo”, disse Carol Ferreira, ambientalista integrante do grupo.

O BHAZ procurou a prefeitura de Poços de Caldas para entender o motivo do corte das árvores e aguarda o retorno. Ainda segundo Carol, foi aprovado um projeto de revitalização das calçadas, mas que nele consta apenas a retirada de árvores mortas.

“Não existem laudos que comprovem que essas árvores não estão saudáveis. Essas, que eles queriam tirar hoje. O projeto de revitalização da [avenida] João Pinheiro passou demo Conselho de Meio Ambiente e, nesse projeto, a gente aprovou a revitalização das calçadas, mas que fossem retiradas apenas as árvores que não estavam saudáveis, aquelas que tinham risco de cair”, explica.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!