‘Estamos aqui por você’: Polícia Civil faz coro contra a homofobia com música e clipe

combate à homofobia
Polícia Civil lançou música e clipe contra a homofobia (Polícia Civil/Divulgação)

No Dia Internacional de Combate a LGBTQI+fobia, comemorado hoje (17), a Polícia Civil de Minas Gerais lançou um projeto que reflete o lado humano da corporação. Idealizado pelo Defam (Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família), o “Estamos aqui por você” tem como objetivo reforçar o papel da Polícia Civil como mantenedora de diretos de todos os cidadãos, além de demonstrar a capacidade institucional de acolhimento do público LGBTQI+.

A ação conta com uma música e clipe com participação de casais homoafetivos. No vídeo, gravado na Praça da Liberdade, Zona Sul de Belo Horizonte, aparecem os casais Gustavo Tauil e Lincoln Galvão; Jefferson Cezar e Igor Vieira; Isabella Tymburibá Elian e Niura Ferreira, com a filha.

Segundo a Polícia Civil, a iniciativa ainda intensifica a divulgação da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias Correlatas, criada em 2018.

Para a chefe do Defam, delegada-geral Carolina Bechelany, o projeto tem objetivos claros: “Queremos mostrar uma Polícia Civil apta a atender com respeito e qualidade todo cidadão, e proceder com a investigação criminal competente para o enfrentamento de crimes como a homofobia, racismo ou qualquer outro que reflita intolerância. É crime, e os autores devem ser responsabilizados”, ressalta a delegada.

O dia de 17 de maio marca a luta da população LGBTQI+, data escolhida após, em 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) excluir a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, remetendo a todos o enfrentamento do preconceito e da violência, e a busca pela garantia dos direitos humanos e diversidade sexual.

Com Polícia Civil

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!