‘Avanço importante’: Faculdade de Medicina da UFMG oferece toucas próprias para alunos com cabelos volumosos

Toucas para cabelos volumosos
Compra das toucas foi feita considerando demanda levantada pelos estudantes (Faculdade de Medicina da UFMG/Divulgação)

A partir do segundo semestre letivo deste ano, a Faculdade de Medicina da UFMG passa a oferecer toucas descartáveis próprias para pessoas com cabelos volumosos, como os trançados e o black power/afro. O material faz parte dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) disponibilizados aos alunos para as aulas práticas.

De acordo com a faculdade, 800 unidades da nova touca foram compradas para este semestre, considerando a demanda levantada por alunos dos cursos de fonoaudiologia e medicina. A instituição ainda reuniu relatos de estudantes sobre as dificuldades de participar das aulas sem o equipamento próprio para o cabelo (leia tudo aqui).

“Tenho cabelo cacheado e quando fui colocar a touca cirúrgica tive muita dificuldade, demorei mais tempo que os demais alunos e tive que pedir ajuda para colocar, pois a touca convencional é muito pequena e como meu cabelo é volumoso, foi bem complicado”, contou um aluno sobre sua primeira aula de cirurgia prática.

“Mesmo com ajuda, não consegui colocar a touca em todo cabelo, ficaram duas partes para fora, o que acabou me deixando meio constrangido, já que a maioria dos meus colegas conseguiram colocar a touca certinho”, completou o estudante do quinto período de medicina.

Outra aluna, do sexto período do curso, relatou que uma professora já chamou sua atenção por não estar bem equipada para uma foto da aula de paramentação, já que a touca não coube no seu cabelo. “Eu nem sei como explicar como é constrangedor esse tipo de situação. Parece que a gente é anormal”, desabafou.

A iniciativa

A demanda pelo equipamento foi levantada por alunos do Grupo de Estudos de Negritude e Interseccionalidades (GENI) e pelo Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), por meio de seus representantes na CPER (Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo) da faculdade.

As toucas para cabelos volumosos já estão disponíveis em campos de prática, como no Hospital das Clínicas da UFMG e no laboratório de cirurgia. Os alunos de medicina interessados também poderão receber o material junto do kit de EPIs do internato.

A comissão fez uma consulta aos alunos para medir a demanda pelas toucas na faculdade. Com isso, a Superintendência Administrativa da instituição se esforçou para comprar o EPI de forma imediata, ainda em 2021, já que o item não estava previsto na cesta de produtos orçados para o período.

O formulário de interesse para subsidiar a comissão com informações para as próximas compras ainda está disponível e pode ser acessado pelos alunos do internato de medicina clicando aqui.

Avanço

A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina Elis Borde, que também atua na coordenação da CPER, afirma que os funcionários dos laboratórios e campos de prática foram devidamente instruídos sobre a distribuição das toucas.

“É um avanço importante. Agora devemos garantir que a compra dessas toucas seja realizada de forma regular e que a distribuição seja feita de forma adequada”, pontua.

Com Faculdade de Medicina da UFMG

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!