Família flamenguista faz roupas de frio personalizadas para cachorrinhos de rua em MG

roupas de frio cachorrinhos
A iniciativa partiu de Clésio Souza, enfermeiro que ficou preocupado com o bem-estar dos cachorrinhos nessa temporada de frio (Arquivo pessoal)

Gardenal, Menininha, Lobinha e Petequinha, quatro cachorros de rua que vivem no Caps (Centro de Apoio Psicossocial) de Conselheiro Lafaiete, no Alto Paraopeba, ganharam roupas de frio com as cores do Flamengo nesta terça-feira (6). A iniciativa partiu de Clésio Gomes de Souza, enfermeiro que trabalha no local e que ficou preocupado com o bem-estar dos animais nessa temporada de frio.

Os cachorros vivem no local há anos e sempre foram cuidados pelos funcionários do Caps. Em conversa com o BHAZ, Clésio explica que a unidade fica em uma região de grande altitude e que, por esse motivo, lá faz muito frio.

“Essa época a temperatura na nossa unidade chega a 6ºC. A expectativa é que no inverno ela chegue a 2ºC, porque tem geadas. A ideia nasceu de protegê-los à noite, porque eles ficam do lado de fora, debaixo das longarinas, debaixo das árvores”, explica.

“Esses animais aparecem lá porque tem um fluxo muito grande de pacientes e funcionários. Por lá, eles têm alimentação, interagem com os pacientes. A preocupação que a gente tem é de vermifugar todos, castrar, para evitar uma reprodução desordenada, além de doenças”, acrescentou.

Solidariedade em família

Na semana passada, Clésio levou para o trabalho uma fita métrica para tirar as medidas dos cãezinhos, com o apoio da colega Quésia Tomaz Rosa. Chegando em casa, a esposa dele, Maria Cristina Pinto Gomes de Souza, costurou peça por peça, personalizando as roupas de frio com o nome de cada um dos cachorros de rua.

O enfermeiro é flamenguista fanático e não perdeu a oportunidade de uniformizar os animais com as cores do time do coração. A família espera que a iniciativa possa encorajar outras pessoas a realizarem o gesto de boa ação.

“Sensibilizados pelo frio e pelo carinho recebido dessas criaturas, com iniciativa do Clésio e com meu trabalho agasalhamos todos para amenizar o inverno deles! Ideia do Flamengo: Uma vez Flamengo sempre Flamengo! Não poderia ser diferente, Clésio ama de paixão seu time, então as cores não poderiam ser outras que não vermelho e preto”, disse ela.

Veja abaixo mais fotos dos cachorrinhos:

Cachorros de rua ganham roupas de frio
Arquivo pessoal
Cachorros de rua ganham roupas de frio
Arquivo pessoal
Cachorros de rua ganham roupas de frio
Arquivo pessoal
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!