Governo de Minas distribui 95 mil celulares para alunos da rede estadual gratuitamente

celular-alunos
Alunos postaram nas redes sociais os celulares recebidos pelo governo (Reprodução/@rah_stilinski/Twitter)

A SEE/MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) começou a disponibilizar celulares para alunos da rede estadual que têm dificuldade de acesso às ferramentas digitais de aprendizagem. Alunos de algumas regiões mineiras já começaram a receber os smartphones no mês passado. Nessa primeira etapa, a prioridade são os estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Médio.

Segundo a secretaria, a intenção da secretaria é que as tecnologias usadas na pandemia continuem sendo usadas de forma complementar ao ensino. Para isso, o projeto “Estudantes em Rede” está doando celulares aos alunos que não possuem aparelhos móveis para acessar os materiais complementares de ensino.

Ao todo, 95 mil celulares já foram distribuídos em 659 municípios de Minas Gerais, tendo sido enviados para 1,650 escolas estaduais. Confira alguns alunos que receberam o smartphone e compartilharam nas redes sociais:

Quem pode receber

Podem receber o aparelho estudantes da rede estadual que não possuem acesso às ferramentas de ensino complementares e que morem em locais com cobertura de internet 3G ou 4G. Os critérios passaram por comprovação a partir do registro realizado pelo diretor de cada escola no Sistema de Gestão Escolar dos alunos que receberam os PETs (Planos de Estudo Tutorados).

Além disso, os diretores escolares são os responsáveis pela entrega dos aparelhos aos estudantes de sua unidade escolar. Os celulares vão acompanhados de um chip pré-pago, e os estudantes são orientados a realizar o download do aplicativo Conexão Escola.

Essa é a plataforma oficial de estudos remotos da rede estadual de ensino de Minas Gerais, com interface do Google Sala de Aula. A navegação em todas as funcionalidades do aplicativo é patrocinada pelo Governo do Estado.

Política pública de longo prazo

Segundo o diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Weynner Lopes Rodrigues, a tendência é que o uso das ferramentas digitais se torne uma política pública de longo prazo.

“Esse advento das tecnologias digitais de formação e comunicação que a gente conseguiu trazer com tanta força na pandemia, para não perdermos o contato entre professor e aluno durante o distanciamento, é um ganho que não queremos perder. E para continuarmos ampliando esse acesso, vamos começar essa distribuição desses aparelhos smartphone”, apontou.

Com Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!